agine uma cidade pequena com 68 anos de existência. Um lugar que, apesar de ocupar apenas 110 km² em uma parte preservada da Mata Atlântica, consome 9 mil metros cúbicos de água por mês, quantidade suficiente para encher mais de 2 milhões de copos de 250 ml. Até então, nenhuma surpresa. A curiosidade é que esses números não são de um município e, sim, da PUC. As quase 18 mil pessoas (entre alunos, professores, funcionários e visitantes) que transitam pelo campus Gávea superam, por exemplo, os pouco mais de 8 mil habitantes espalhados pelos 107 km² do município de Levy Gasparian, no Estado do Rio de Janeiro.
Para manter a energia da PUC ligada, são necessários um milhão de quilowatts (kw). Já o gás chega aos três mil m³ por mês, que seriam a capacidade de 531 botijões de 13 kg. Entre as necessidades básicas, são consumidos 1.400 rolos de 200 metros de papel higiênico e 11.562 pacotes de 50 folhas de papel toalha.
Como toda cidade, a PUC tem prefeitura e agências bancárias. São mais de dez lugares diferentes para comer dentro do campus, sem contar as barraquinhas concentradas na Avenida Leonel Franca com opções mais populares. A PUC também tem uma igreja, a do Sagrado Coração de Jesus, e outro ponto de oração, o Oratório Coração de Maria, e mantém tradições religiosas que se deve esperar de uma universidade católica. O campus arborizado, cortado pelo Rio Rainha, e a presença de pássaros e animais ajudam a criar o ar de cidade do interior.
Como toda cidade, a PUC não podia deixar de ter seu padroeiro. Assim, o Sagrado Coração de Jesus tem essa função e dá nome à igreja que fica dentro do campus. Uma equipe sacerdotal formada por oito padres é responsável pelas dezesseis missas que são realizadas de segunda-feira a domingo. Fora outras celebrações como batismo, casamentos, confissões ou qualquer outra solenidade solicitada pela comunidade PUC. (VC)
PREFEITURA E COMÉRCIO
A administração estrutural da Universidade é feita pela Prefeitura do Campus, entre os bancos Itaú e Real, no polo bancário da Ala Frings do Edifício da Amizade. Dividida em três partes, ela é composta pelas divisões de Manutenção Técnica, responsável pela infraestrutura e manutenção física da Universidade; de Serviços Externos, que cuida das relações da Universidade com os órgãos públicos federais, estaduais e municipais; e de Serviços Gerais, que cuida da limpeza, arrumação, jardinagem e conservação, além do serviço de correio interno. No mesmo local também se encontra a seção de Achados e Perdidos da Universidade.
Nos pilotis do Edifício Cardeal Leme, a livraria Carga Nobre, uma banca de jornal e uma pequena butique, a loja Pilotis, que vende roupas e bijuterias, completam o cenário de serviços.
Para zelar por esse patrimônio, cerca de 110 seguranças fazem a guarda diária do campus, se dividindo em quatro turnos por dia. Esse número costuma aumentar nos períodos em que a Universidade está mais cheia, como nos eventos abertos e nas festas dos alunos. (GP)
LAZER
A PUC também possui centros dedicados ao entretenimento e à cultura da sua população. Dentro da Associação de Funcionários da PUC-Rio (AFPUC) existe uma espécie de clube para funcionários e afiliados, com um salão de jogos que conta com uma mesa de totó, outra de sinuca e jogos de tabuleiro.
O Anfiteatro Junito Brandão, no meio do bosque que fica em frente à Igreja, é um verdadeiro espaço aberto para diversas atividades artísticas, como grupos de teatro, corais e bandas. O local também é muito utilizado como um espaço alternativo para reuniões e debates.
O Centro Cultural da PUC, o Solar Grandjean de Montigny, é uma importante sede de eventos e exposições de arte contemporânea no Rio de Janeiro. A construção neoclássica foi moradia do arquiteto francês Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny, que veio para o Brasil em 1814 para liderar a missão artística que desenvolveria as artes no Brasil. (GP)
TRÂNSITO
As coincidências com uma cidade não param nos números. Os que optam em vir à PUC de carro já estão acostumados com o engarrafamento que se forma na Avenida Padre Leonel Franca em dias normais de aula, entre 9h e 11h, horário de pico da busca por vagas no estacionamento. Um alternativa para os que fogem deste e de outros transtornos é usar a ciclovia e aproveitar o novo bicicletário, inaugurado no fim do ano passado, que tem capacidade para mais de 100 bicicletas. (VC)
SAÚDE E ESPORTE
O ambulatório seria mais um exemplo de serviço encontrado nos municípios. Coordenado pelo médico Álvaro Rodrigues, o ambulatório funciona na Casa IX na Vila dos Diretórios e, além de ser responsável pela medicina ocupacional dos funcionários, também presta socorro médico para casos urgentes.
Como não podia faltar, a PUC também tem um espaço voltado para o esporte. O campo de futebol, localizado nos limites do campus com o Colégio Teresiano, e o ginásio poliesportivo, no estacionamento, estimulam a prática dessas atividades.(VC)
NATUREZA
O meio ambiente que o campus da PUC-Rio integra deixa o clima da Universidade sempre ameno em todos os seus 110 km² de extensão. Por estar situado em uma reserva ecológica urbana pertencente à vegetação original da Mata Atlântica, é muito comum o contato visual com micos, esquilos, tucanos e outros animais da flora local, principalmente na área do bosque, em frente à Igreja.
A vegetação do entorno é bem diversificada e possui muitas árvores centenárias e em risco de extinção, como o mogno e o pau-brasil. Dessa flora local, já foram devidamente catalogadas 110 espécies de plantas e vegetais. Além disso, existe um jardim de plantas bíblicas ao lado da Igreja Sagrado Coração de Jesus, com várias espécies vegetais citadas no livro sagrado.
O Rio Rainha nasce na Serra da Carioca, no Maciço da Tijuca, e deságua no Leblon, cortando o campus no seu trajeto e contribuindo com a beleza natural do local. Algumas garças e rãs podem ser encontradas no caminho, mas, apesar do aspecto bucólico, o rio sempre é tema de programas de despoluição e preservação ambiental.
Como em toda cidade pequena, a Universidade também conta com as tradicionais praças que servem tanto como um local alternativo para os estudos quanto um espaço para descanso. A maior delas se encontra em frente à Igreja. Bem ao lado, entre os bambus ao lado do Rio Rainha, também existe outra praça, mas com uma curiosidade: a frase no chão "o tempo não passa", da artista plástica Lia do Rio, circunda uma das mesas, formando um desenho artístico.
Ao lado da entrada do Rio Datacentro (RDC), existe o Espaço Aberto RDC, uma praça bem diferente das mais clássicas por ser destinada, principalmente, às pessoas que desejam conectar o laptop à rede sem fio local. (GP)
POLO GASTRONÔMICO
De pratos vegetarianos a churrasquinhos, a Universidade possui uma variedade de restaurantes e pequenas e médias lanchonetes capazes de atender aos diferentes gostos culinários. O bandejão da PUC, administrado pela empresa Sodexo, tem uma estrutura capaz de receber 1.500 pessoas para o almoço. Somente para essa refeição, em um dia útil, são preparados 90 kg de arroz. O restaurante Couve-flor, no Edifício Padre Leonel Franca, atende em média 500 pessoas, enquanto o Gourmet do Campus recebe cerca de 400 somente no horário do almoço. O Fastway, única lanchonete nos pilotis do Edifício da Amizade, vende em média 150 sanduíches por dia.
Nos pilotis do Edifício Cardeal Leme, há mais locais para comer: Bar das Freiras, que tem um pequeno self-service com preço fixo; Yogo Cream, uma yogurteria natural recentemente inaugurada; Mr. Ali, com cardápio vegetariano, sanduíches naturais e saladas; a bonbonnière ao lado do Mr. Ali; Na Medida com saladas e quiches; cafeteria Eruditus e Casa da Empada. Para o café da manhã, a cantina da AFPUC é muito procurada, principalmente pelo pão com polenguinho. Na Avenida Padre Leonel Franca é possível encontrar mais de 15 barraquinhas com opções mais populares. (VC)
------------------------------------------
Correção
A matéria "Sorria, você está na PUC", publicada na edição nº 219, de 24 de agosto de 2009, continha um erro nos números comparativos ao volume de água consumido no campus Gávea. Os 9 mil m3 de água não equivalem a 2 milhões de copos de 250 ml, como consta na matéria. De acordo com um leitor atento, que refez os cálculos, o volume total equivale a 36 milhões de copos de 250 ml, quantidade muito superior ao divulgado. A extensão territorial do campus também foi digitada errada. Segundo dados da Prefeitura do Campus, a PUC ocupa 140 mil m2, área que não é suficientemente maior do que o município de Comendador Levy Gasparian. Mesmo assim, o número de freqüentadores da Universidade, incluindo alunos, professores e visitantes, é superior à quantidade total de habitantes do referido município.
Edição 219