Dicas para os cinéfilos e internautas de plantão
19/08/2010 14:00
Lucas Varidel

Rede social de apaixonados por cinema indica filmes e horários

Os apaixonados por cinema ganharam uma nova opção. O site Cinedica, administrado por Fernando Aranha, 31 anos, aluno do 5º período de Cinema, e Raphael Camacho, 24, aluno do 6º período de Informática, é uma rede social de cinéfilos, que traça o perfil dos usuários e lhes indica filmes, baseada nas preferências apontadas por eles.

Aranha juntou a paixão por cinema com a ideia de filtrar informações da web e personalizá-las. Criou o site depois de participar do programa Prime - Primeira Empresa Inovadora, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Com a ajuda, o Cinedica se tornou, então, uma empresa e conta com uma equipe de cinco pessoas.

– Precisamos de uma equipe para fazer o site funcionar. É muito trabalho e pouca gente. Os inscritos inserem conteúdo no site, que passa por análise nossa, para mantermos um padrão – explica Aranha.

Ao se inscrever no site, o usuário marca, de uma lista com milhares de títulos, os filmes que ele já viu, os que gostou e os que ainda quer ver. A partir desse banco de dados, a equipe do site analisa o perfil e indica os que mais se adequam ao gosto do internauta, e informa se estão em cartaz, se estão nas locadoras ou se serão exibidos na televisão, em que canal e a que horas. Só aparecem os canais que o cinéfilo tem em casa, através de uma marcação feita por ele.

A idéia do Cinedica é fazer com que as escolhas sejam mais adequadas aos desejos dos inscritos, com conteúdo colaborativo. "O usuário pode inserir e editar filmes do nosso arquivo. Além de participar dos debates sobre filmes, através do Cine Papo", conta Camacho.

Edição 232

 

Mais Recentes
Uma locadora em tempos de streaming
Com mais de 25 mil filmes e atendimento único, estabelecimento em Copacabana é um pedacinho da memória da cultura audiovisual do Rio de Janeiro
Valorização do cinema universitário na pandemia
Alunos da PUC-Rio participam da Mostra Outro Rio, uma exposição de curtas-metragens produzidos no Rio de Janeiro
Dez anos sem ele
Durante a vida, José Saramago criou um estilo próprio de escrita, de inovação na sintática e na pontuação