A emoção prevaleceu na entrega do Prêmio Pierre Lucie, aos professores Carlos Frederico Borges Palmeira, mais conhecido como Fred, do Departamento de Matemática, e Mauro Schwanke da Silva, apelidado de professor Pardal, do Departamento de Engenharia Elétrica. A comemoração foi realizada na tarde de 16 de outubro, no Auditório Padre Anchieta. Participaram do encontro o Decano, professor Reinaldo Calixto de Campos, do Centro Técnico e Científico (CTC), o Vice-Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, SJ, o Vice-Reitor Acadêmico, professor Danilo Marcondes, e o Coordenador Setorial de Graduação do CTC, professor Marcos Craiser, além de parentes, amigos e alunos.
O objetivo do prêmio é valorizar e destacar o trabalho acadêmico de docentes que atuam na melhoria das disciplinas de graduação. O professor Calixto e padre Josafá deram início à entrega, destacando o desempenho dos professores nas respectivas áreas. O decano ilustrou o encontro com uma apresentação sobre o professor Pierre Lucie, fundador do Departamento de Física e do Ciclo Básico do CTC, que dá nome ao prêmio.
O coordenador Marcos Craiser explicou o processo de eleição e a comissão, que este ano foi formada pelo Decano do CTC, pelo próprio coordenador setorial, pelos professores Marcos da Silveira, do Departamento de Engenharia Elétrica, e pela professora Hermengarda Alves Lüdke, do Departamento de Educação, além dos alunos Nédio Araújo Melo Junior e Marta Cristina de Brito Sousa, ambos do curso de Engenharia Química. O professor Marcos destacou o trabalho dos professores e da proximidade com os alunos.
grade do curso de Matemática
Padre Josafá destacou a importância do Prêmio Pierre Lucie:
– É importante para a Universidade e para todos nós. É um reconhecimento da dedicação, da determinação e do esforço que os professores fazem durante muitos anos, em prol não só da instituição, mas da pesquisa no Brasil.
Para o professor Calixto, o prêmio mostra o resultado do contato entre professore e alunos.
– A gente procura premiar professores que abrem espaço para que os alunos os procurem e que tenham uma ação diferenciada na questão do ensino, tão importante dentro da Universidade.
Edição 178