A PUC-Rio firmou acordo de cooperação acadêmica, técnica e científica com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM). A Universidade vai colaborar com o desenvolvimento de tecnologia, sobretudo, para a Diretoria de Sistemas de Armas de Marinha (DSAM). De acordo com o professor Luís Fernando Figueira, um dos articuladores do acordo, haverá trabalhos com o Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC), para o desenvolvimento de antenas, e, também, com o Departamento de Engenharia Mecânica.
A parceria, ainda segundo Figueira, será realizada nos moldes da que já é feita há anos com a USP, pela qual foram desenvolvidas pesquisas para enriquecimento de urânio e desenvolvimento de reator nuclear para submarino.
– O Exército e a Aeronáutica têm institutos tecnológicos próprios, o ETA e o IME. Já a Marinha preferiu fazer acordos pontuais com instituições de pesquisa e ensino. Recentemente, também foram firmados acordos com a COPPE e com a UFF.
O convênio foi assinado no dia 27 de maio, na PUC, com presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior, do Diretor de Sistemas de Armas da Marinha, Vice-Almirante Elis Treidler Öberg, e do Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio, professor José Ricardo Bergmann.
Edição 242