Em 2012, aumentou em cerca de 10% o número de clientes do Restaurante do Campus da PUC-Rio (Sodexho), mais conhecido como Bandejão, em comparação ao ano passado. A quantidade total de frequentadores por dia passou de 2.300 pessoas para 2.500. Eventualmente, o número chega a 3 mil usuários. O aumento de clientes se reflete principalmente no tamanho das filas para entrar no refeitório. No horário de maior concentração, das 12h às 13h, as filas se estendem até o início da Vila dos Diretórios.
No jantar, servido das 18h às 21h, o número de frequentadores dobrou de 200 para 400 em relação a 2011. De acordo com a administradora da Sodexho, Maria Antônia de Souza Moraes, o aumento é natural no início do ano. Nesse período, a quantidade de usuários é reforçada pela presença de alunos estrangeiros e de novos alunos, que não conhecem todas as opções de restaurantes do campus. O principal motivo para a escolha do Bandejão como local da refeição, entre os novos frequentadores, é o preço: estudantes pagam R$ 6; é o restaurante mais barato da Universidade.
– Eu vou ao bandejão por causa do preço. Lá, almoço uma comida saudável em vez de comer salgado. É o melhor custo-benefício – diz Gustavo Pereira, aluno de Jornalismo que passou a frequentar o Restaurante do Campus Sodexho em razão do estágio, à tarde, no Projeto Comunicar.
Este ano, as administradoras da Sodexho estão fazendo com mais frequência pedidos extras de comida para a central de planejamento da empresa em São Paulo. Por exemplo, a quantidade de sobrecoxa de frango recebida passou de 250 kg para 450 kg. Para atender à demanda, em certas ocasiões, a cozinha precisa substituir itens que constam do cardápio divulgado, sobretudo as proteínas. A administração instalou máquinas de bebida com capacidade de armazenamento 20% maior – 180 litros. Com o objetivo de evitar filas na compra do tíquete, a Sodexho vende vales-refeição para a semana inteira, com prazo de validade de um mês.
Edição 253