De lá para cá, o Bar das Freiras se mudou para o Edifício Cardeal Leme e, hoje, é umas das marcas registradas do campus. De restaurante acanhado, passou a ser um dos lugares mais concorridos para almoçar. Centenas de alunos esperam para se servirem ou aguardam para que uma mesa fique vaga. O preço baixo e a comida caseira são as principais atrações.
Já como uma tradição, as freiras ocupam a administração e o caixa, desde a inauguração. “A nossa fundadora fez questão que fosse mantida a apresentação com as irmãs, porque é uma forma de evangelização”, explica a Irmã Ana Cláudia Lucena Rodrigues, uma das freiras responsáveis por administrar o bar.
Com o lema “Trabalhando para promover e profissionalizar o menor carente”, todo o lucro é revertido integralmente para obras sociais da Ordem das Carmelitas. Entre as iniciativas sociais, estão orfanatos, casas de retiro e creches. “Para nós, o bar tem um significado muito grande, já que tudo que arrecadamos é em prol das nossas obras sociais”, disse a Irmã.
Edição 254