Estudos recentes em computadores
17/12/2012 15:45
Nicole Lacerda

Especialistas em linguística computacional falam sobre os avanços na rede mundial

O Instituto Brasileiro para pesquisa em WebScience, vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), em parceria com a Cnpq e a Faperj, promoveu o III Workshop WebScience Brasil, entre os dias 3 e 5 de dezembro no auditório do RDC. Os maiores especialistas em linguística computacional, banco de dados e websemântica apresentaram as  pesquisas mais recentes no Workshop, voltado para as áreas que fazem parte do Instituto.

 

Os estudos promovidos pelo WebScience Brasil vêm produzindo contribuições de qualidade para as comunidades científicas nacional e internacional. Estes também têm sido responsáveis pela formação de recursos humanos na área, além da transferência do conhecimento para a indústria e o setor de serviços. As pesquisas apresentadas já são publicações. O professor Carlos José Lucena, do Departamento de Informática, disse que convidou profissionais da indústria: “Vários representantes estão de olho nos estudos, pois podem gerar um bom negócio”.

 

O Instituto Nacional de Ciência e tecnologia (INCT) faz parte de um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia voltado para todas as áreas do conhecimento. A área de computação é formada por dez universidades sob a responsabilidade da PUC-Rio. Para estudar a revolução da comunicação na sociedade foi criado, em 2009, o Instituto Brasileiro para pesquisa em WebScience, vinculado ao INCT, que reúne mais de 100 pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

 

Membro da comunidade internacional de ciência da web, o Instituto é associado a diversas organizações internacionais, em particular com a França. Entre os representantes estavam a Université de Versailles; Université d’Avignon, Laboratoire d’Informatique de Grenoble, Laboratoire d’Informatique Paris 6 e o Laboratoire d’Informatique, de Modélisation et d’Optimisation des Systèmes Clermont Ferrand. Além de pesquisadores do Canadá, Portugal, Inglaterra, Israel e Alemanha. Também participaram do Workshop 15 universidades brasileiras e profissionais do Ministério do Planejamento e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

 

Edição 265

 

Mais Recentes
A busca pela boa convivência dentro das salas de aula
A Prática Exploratória é um estímulo ao entendimento entre alunos e professores