Por trás dos tons de Almodóvar
05/06/2013 10:39
Luísa Lacombe/Foto: Weiler Filho




Alunos e professores do curso de Cinema da PUC-Rio tiveram a oportunidade de assistir, no dia 28 de maio, a uma palestra com o diretor de arte Anxtón Gómez, conhecido pelo extenso trabalho com o cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Ele trabalhou com outros cineastas, como o também espanhol Bigas Luna e o americano Steven Soderbergh.

Para Gómez, a experiência na PUC não foi inédita.

– Estou acostumado a falar para estudantes e pessoas que gostem de cinema, e trocar minhas experiências com pessoas jovens que querem trabalhar com arte – disse.

Formado em Química, Gómez se aproximou do cinema ao trabalhar com comerciais.

– Foi uma mera casualidade, nunca estudei para isso. De certa forma, sou um impostor – brincou.

Ao lado de Almodóvar, Gómez fez a direção de arte de Carne Trêmula, Fale com Ela e Má Educação. Ele é o responsável pelo design de produção de A Pele que Habito, Abraços Partidos e o novo filme do diretor, Os Amantes Passageiros. Segundo Gómez, o trabalho com o espanhol é quase intuitivo.

– Trabalhar com Pedro Almodóvar é muito interessante, muito intenso. Ele é extremamente cuidadoso com a arte. Conversamos, trocamos referências e vamos montando o filme. É especial trabalhar com Pedro. É verdade que já fizemos muitos filmes juntos, e fica fácil falar de coisas que já conhecemos – disse.

Durante a palestra, o diretor de arte mostrou fotos de locações de trabalhos anteriores, como a casa onde foi rodado A Pele que Habito e o estúdio onde foram filmadas algumas cenas de Fale com Ela. Para ele, o orçamento não necessariamente define como será o filme.

– Isso depende do diretor. Entretanto, é preciso saber trabalhar com o que se tem. Um filme não é somente uma ideia, é algo realizado em um determinado tempo com um determinado orçamento – acentuou.

Gómez também fez o design de produção dos filmes Che e Che 2 - Guerrilha, de Steven Soderbergh, O Monge, de Dominik Moll e Salvador, de Manuel Huerga. Para ele, é preciso ser uma pessoa adaptável para se trabalhar com cinema.

– Cada diretor é um diretor, e cada filme é um filme. Trabalhar com Almodóvar é muito diferente de trabalhar com Soderbergh, de trabalhar com Bigas Luna. Eu tento conversar bastante com eles para entender seus esquemas mentais. Sou mais um que vai ajudar a contar a história que eles desejam contar, não a que eu quero – afirmou.

Edição 271

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
O 'Solidarismo' e os tempos atuais
Obra de Pe. Ávila é relançada em seminário na PUC-Rio
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país