O Cardeal exaltou a nova atitude da Igreja, a “postura do ir”, que evidencia a preocupação do Santo Padre com o sofrimento das pessoas, em especial dos mais pobres.
– A Igreja tem que ir aos lugares para evangelizar. Periferias, outras culturas, a Igreja tem que estar lá. Devemos sair da nossa zona de conforto a fim de enfrentar as turbulências da vida – afirmou Dom Orani.
No encontro realizado antes da missa, foi homenageado o padre João Batista Libânio, professor do curso de Teologia que morreu no dia 30 de janeiro deste ano. O professor do Departamento de Teologia, padre Mário de França Miranda, relembrou que padre Libânio sempre foi muito solícito com todos que o procuravam e se identificava muito com os jovens, por isso gostava de dar aula para o primeiro ano do curso de Teologia.
O Reitor analisou a Evangelii Gaudium e afirmou que a Universidade está aberta para refletir sobre os princípios abordados pelo Papa no documento.
– Nós vamos continuar a integração com as pessoas mais pobres; apoiar e aprofundar o diálogo inter-religioso, valorizar e não abrir mão da pluralidade da Universidade, e prosseguir com as reflexões e ações em prol do meio ambiente, pontos importantes da Evangelli Gaudium.
Edição 279