Alexandre Gabriel Christo
29/03/2014 00:00
Letícia Gasparini

(1980-2014)


Carismático, divertido e habilidoso. Essas eram algumas das características do professor Alexandre Gabriel Christo, do Departamento de Biologia. Nascido em Vila Velha, Espírito Santo, Christo morreu aos 33 anos, no dia 1º de março, vítima de uma infecção generalizada. O professor foi sepultado no dia 3 de março, em Cariacica, Grande Vitória, Espírito Santo, onde vivem seus pais.

Christo graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 2006. O título de Mestre em Botânica foi obtido  em 2009, pela Escola Nacional de Botânica Tropical, no Jardim Botânico, onde iria defender também tese de Doutorado em Biologia. A banca examinadora estava marcada para fevereiro deste ano, mas antes disso ele foi internado.

A Coordenadora do Curso de Biologia e Diretora do Departamento de Biologia, professora Rejan Bruni, foi orientadora de Christo no mestrado pelo Programa de Iniciação Científica (Pibic). A relação fez com que ela criasse uma grande amizade com o professor, pois conviveu com ele desde 2001.

– Eu o chamava de multitarefas. Christo deixa uma lacuna grande para quem conviveu com ele.

Rejan conta que o professor estudava a integração entre homem, natureza e sociedade, tema do projeto de iniciação científica que rendeu a ele o prêmio de melhor trabalho no Congresso Latino-Americano de Etnobotânica.

O professor fazia pesquisas também nas áreas de Etnobiologia e Fitossociologia, e desenvolvia um software de identificação de madeiras comerciais do Brasil, em parceria com o Laboratório de Produtos Florestais, do Ministério do Meio Ambiente.
Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
O 'Solidarismo' e os tempos atuais
Obra de Pe. Ávila é relançada em seminário na PUC-Rio
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país