Coleção de livros do professor Bouzon é doada à Biblioteca
02/04/2007 16:00
Clarice Tenório

Dois mil exemplares de livros sobre Egiptologia, História, Mesopotâmia, Teologia e Assiriologia (estudo da civilização assíria) ganham destaque na Biblioteca Central da PUC. Acervo pessoal do falecido professor Emanuel Bouzon, os livros foram doados e constituem uma nova coleção.

Egiptologia, História, Mesopotâmia, Teologia e Assiriologia (estudo da civilização assíria) são os principais temas dos aproximadamente dois mil exemplares, 1.600 títulos, da nova coleção Professor Bouzon, da Biblioteca Central. Após um ano da morte de Emanuel Bouzon, no dia 27 de março de 2006, o antigo acervo pessoal do professor de História e Teologia da PUC-Rio foi doado à Universidade por Denise Cerqueira Bandeira, assessora do Departamento de Teologia, que acabou como uma filha para o professor e ficou como procuradora de seus bens.

– Ele nunca falou em doar os livros, mas outras instituições vieram me procurar querendo comprar a coleção. Não acho justo o acervo ir para outro lugar. Veio, então, a idéia de conservá-lo aqui, na PUC. Lugar melhor não há, explicou ela.

A inauguração do novo acervo foi exatamente um ano após a morte de Bouzon, no dia 27 de março, e contou com uma oração com os presentes e a benção do Diretor do Departamento de Teologia, padre Paulo Cezar Costa. A atividade de incorporação dos novos livros à biblioteca começou em dezembro de 2006. Adquirir, identificar, higienizar e catalogar são alguns dos essenciais passos para a efetiva inclusão do material, como explicaram Patrícia Lima, responsável pelo processamento técnico, e Edna Hortência de Carvalho, pela aquisição. Elas comentaram também que a quantidade de material é diversa, em diferentes línguas, não só em português, mas também em inglês e alemão, "o que tornou o trabalho mais difícil, mas possibilitou um grande aprendizado".

Edição 184