Menu
O estilo de vida do carioca
26/05/2015 13:46
Matheus Paulo Melgaço/ Foto: Matheus Salgado

Hábitos e costumes do carioca são destaques na exposição DNA Carioca, nos pilotis da Ala Kennedy


 Existe algo mais carioca que andar pela cidade de bicicleta ou parar no meio da tarde em uma lanchonete para tomar um suco bem gelado? Há local que seja mais a cara do Rio que as praias da cidade? Esses hábitos são alguns relatados na exposição DNA Carioca, elaborada por alunos do 6º período de Publicidade, do Departamento de Comunicação Social, que ficará nos pilotis da Ala Kennedy até sexta-feira, 29 de maio.

Intitulado “Qual o sabor tem o seu Rio? ”, o estande sobre o costume de beber sucos mostra que o hábito vai além de uma rotina em busca de uma vida saudável. Para o expositor Vinicius Rodrigues, é uma experiência que só o carioca tem.

- Tomar suco no Rio de Janeiro é sempre uma experiência. Quando vai à praia tem a água de coco, quando se quer conversar com os amigos tem o açaí, quando se vai à Lapa tem a caipirinha. São passeios que têm a cidade como pano de fundo e suas paisagens – ressalta.

O estande também utilizou a tecnologia para entreter quem passasse pela exposição, com uma mesa interativa, em que algumas frutas imitam as setas de um teclado de computador, e uma televisão que mostra o panorama da cidade do Rio de Janeiro em 360º graus. Os curiosos em mexer no programa podem tocar nas frutas que ficam distribuídas em uma mesa e, ao movimentá-las para os lados, para cima e para baixo, é possível observar a cidade de diversos ângulos.

As bicicletas que compõem o cenário da cidade também estão expostas para mostrar a mobilidade urbana da cidade. Uma ciclovia foi montada nos pilotis, com diversos modelos de bicicletas que representam os diferentes cariocas que andam diariamente pela cidade. Em destaque, está a bicicleta em bambu chamada de bambucicleta, produzida na Universidade em 1995 pelo ex-aluno de Design Flavio Deslandes. Os expositores também colocaram a frase “Não há bicicleta aqui. Ela foi roubada. E Jaime foi morto a facadas”, em manifesto à morte do ciclista Jaime Gold, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no dia 19 de maio. Max Denvir, integrante do grupo, explica que a ideia é expor o Rio do futuro, onde as bicicletas, para ele, serão o principal meio de transporte da cidade.

- O estande representa o Rio que nós vemos no futuro. Nós estamos falando sobre mobilidade urbana. Como imaginar o Rio para o futuro. Cada bicicleta representa as identidades do carioca, um arquétipo diferente de quem vive na cidade e usufrui desse meio de transporte. Desde o pai que vai levar o filho na escola, o jovem que vai à faculdade ou o esportista que precisa de uma bicicleta mais robusta.

Outro cenário bem conhecido e amado pelos cariocas, as praias ganharam um estande que tem atraído os estudantes. Com boias e guarda-sóis coloridos, os visitantes aproveitam para relaxar no local, como se estivessem na praia. Nem o vento frio do campus espanta os saudosos pelo verão.

As novelas do Manoel Carlos, que têm o Rio de Janeiro como principal cenário e personagem, também são destaques da exposição. O estande imita uma sala de casa, com uma TV que exibe cenas de novelas do autor, além de fotos de personagens que ficaram marcados na mente do carioca, como Luciana e Miguel de Viver a Vida, interpretados pela Aline Morais e Mateus Solano. Uma das responsáveis pelo espaço, Taiane Folster entrevistou Manoel Carlos, que contou escolher o bairro do Leblon para ambientar núcleos das novelas porque reside no bairro e o conhece muito bem. Ela explicou ainda que a escolha pelo tema novelas ocorreu pelo interesse que o carioca tem em novela e em televisão.

- Decidimos mostrar um pouco das novelas do Manoel Carlos porque ele ama o Rio como carioca. O Leblon, principalmente, porque está sempre em suas novelas.

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
O 'Solidarismo' e os tempos atuais
Obra de Pe. Ávila é relançada em seminário na PUC-Rio
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país