Os alunos de graduação da disciplina Psicologia Social tiveram a oportunidade de expor trabalhos pessoais na II Mostra de Psicologia Social da Universidade, que ocorreu no dia 25 de junho. Durante todo o dia, os alunos puderam apresentar pesquisas de campo que abordam diversos temas como racismo, autoestima e comportamento social. O objetivo da Mostra é dar espaço para os alunos desenvolverem projetos por incentivo próprio, sem contar para notas semestrais. Todos os projetos apresentados concorrem ao prêmio de um ano de anuidade no Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento e um certificado de vencedor ao final do encontro, que ocorre no dia 26 de junho.
Organizadores da Mostra, os professores Samuel Lins e Jean Natividade acreditam que essa seja uma oportunidade para os alunos terem a experiência de apresentação de trabalho. Eles se juntaram a dois alunos da pós-graduação em Psicologia para avaliarem os trabalhos em relação a estética, a apresentação e a inovação do assunto discutido.
- Criamos alguns incentivos para os participantes, como as horas complementares e o prêmio. Mas para mim, o mais importante é ver que os alunos querem desenvolver os trabalhos por vontade própria. Como não conta para nota e eles ainda estão no meio do caos de provas semestrais, é bom ver que os grupos se interessam pelo desenvolvimento da pesquisa de campo – conta Samuel.
Seis grupos se uniram para apresentar os trabalhos, com assuntos sociais diversos. Um deles, com título, `I die, therefore I buy: teoria da gestão do terror e atitudes materialistas`, trata da relação entre o medo de morrer com o comportamento materialista e a vontade de comprar. Para chegar às conclusões, os alunos têm de efetuar pesquisas estatísticas, tanto online como presencial, e também usar teorias já existentes para suportarem as hipóteses do trabalho. Para o trabalho: Racismo moderno sob a visão de jovens e idosos, o grupo entrevistou pessoas de diversas idades e chegou à conclusão de que o racismo é mais presente em grupos de pessoas mais velhas.
Os organizadores esperam que a Mostra de Psicologia Social possa crescer no futuro. Por enquanto, a apresentação é feita com cartazes. Mas para o professor Samuel, seria interessante incluir palestras e cursos que acompanhem os trabalhos.
- A ideia é permanecer com essa ideologia que temos hoje, e dar mais corpo e voz a essa iniciativa. A possibilidade de oferecer a todos os alunos de Psicologia uma palestra ou um curso que se junte à Mostra seria o ideal.