Para celebrar o resultado do colóquio internacional sobre os 40 anos das conferências do filósofo francês Michel Foucault na Universidade, a Editora PUC-Rio, em parceria com a Nau Editora, lançou o livro Michel Foucault no Brasil. A obra é uma coletânea gerada a partir desse encontro que teve como objetivo primordial reler as palestras intituladas A verdade e as formas jurídicas. Além disso, a publicação, organizada por quatro professores da Universidade, traz também um percurso histórico e conceitual que tem como objetivo questionar a atualidade da reflexão.
Realizados por uma parceria entre o Departamento de Direito, o Instituto de Estudos Avançados em Humanidades – ligado ao Decanato do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) – e também o Departamento de Letras, os colóquios buscam analisar a interdisciplinaridade da obra de Foucault. Uma das organizadoras da publicação, a professora do Departamento de Letras Ana Kiffer, ressaltou que os encontros foram pensados partindo justamente da abrangência dos conceitos filosóficos do teórico francês.
- Hoje Foucault é um pensador fundamental para as áreas de educação, de direito, de literatura, de comunicação e não só para filosofia. É a riqueza, a transversalidade dessa obra já está na própria organização do evento, quer dizer, é um evento já pensado por professores oriundos de diferentes departamentos da PUC.
O livro reúne leituras interpretativas que vão desde juristas como Nilo Batista, a filósofos como Pál Perbart ou Mathieu Potte-Bonneville - considerados grandes especialistas em Foucault na França hoje. O também organizador da obra e Decano do CTCH, Paulo Fernando Carneiro de Andrade, afirmou que o legado do filósofo francês foi trabalhado de maneira assertiva e que a publicação celebra e provoca a reflexão 40 anos depois.
- Acho que o balanço foi positivo, quer dizer, nesses 40 anos também a obra de Foucault mostrou vitalidade, fortificou num seminário que originou o livro, recolheu contribuições justamente que indicam esse percurso do pensamento de Foucault não só no Brasil, mas no mundo.