Lançamento do livro Michel Foucault no Brasil
19/08/2015 18:12
Aline Ripoli / Foto: Matheus Salgado

A obra traz uma análise reflexiva do colóquio internacional que teve como tema as conferências intituladas A verdade e as formas jurídicas, dadas pelo filósofo há 40 anos na PUC-Rio.

O lançamento do livro Michel Foucault no Brasil reuniu estudantes, professores e admiradores do teórico francês

Para celebrar o resultado do colóquio internacional sobre os 40 anos das conferências do filósofo francês Michel Foucault na Universidade, a Editora PUC-Rio, em parceria com a Nau Editora, lançou o livro Michel Foucault no Brasil. A obra é uma coletânea gerada a partir desse encontro que teve como objetivo primordial reler as palestras intituladas A verdade e as formas jurídicas. Além disso, a publicação, organizada por quatro professores da Universidade, traz também um percurso histórico e conceitual que tem como objetivo questionar a atualidade da reflexão.
Realizados por uma parceria entre o Departamento de Direito, o Instituto de Estudos Avançados em Humanidades – ligado ao Decanato do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) – e também o Departamento de Letras, os colóquios buscam analisar a interdisciplinaridade da obra de Foucault. Uma das organizadoras da publicação, a professora do Departamento de Letras Ana Kiffer, ressaltou que os encontros foram pensados partindo justamente da abrangência dos conceitos filosóficos do teórico francês.
- Hoje Foucault é um pensador fundamental para as áreas de educação, de direito, de literatura, de comunicação e não só para filosofia. É a riqueza, a transversalidade dessa obra já está na própria organização do evento, quer dizer, é um evento já pensado por professores oriundos de diferentes departamentos da PUC.
O livro reúne leituras interpretativas que vão desde juristas como Nilo Batista, a filósofos como Pál Perbart ou Mathieu Potte-Bonneville - considerados grandes especialistas em Foucault na França hoje. O também organizador da obra e Decano do CTCH, Paulo Fernando Carneiro de Andrade, afirmou que o legado do filósofo francês foi trabalhado de maneira assertiva e que a publicação celebra e provoca a reflexão 40 anos depois.
- Acho que o balanço foi positivo, quer dizer, nesses 40 anos também a obra de Foucault mostrou vitalidade, fortificou num seminário que originou o livro, recolheu contribuições justamente que indicam esse percurso do pensamento de Foucault não só no Brasil, mas no mundo.

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
O 'Solidarismo' e os tempos atuais
Obra de Pe. Ávila é relançada em seminário na PUC-Rio
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país