Os alunos de Engenharia da PUC-Rio tiveram a oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre na Semana Integrada de Engenharia (SIEng). Os projetos, produzidos pelos calouros na disciplina de Introdução à Engenharia, no semestre de 2015.1, foram expostos na Feira de Engenharia, realizada nos pilotis do Edifício Cardeal Leme, no dia 19 de agosto.
A exposição dos trabalhos ocorre semestralmente, sempre ao final de cada período. Porém, por causa da SIEng, ela foi transferida de data para ter mais visibilidade e, principalmente, para interagir com os alunos que ingressaram nos cursos. Alguns dos projetos começaram do zero e os alunos tiveram, em média, quatro meses para desenvolvê-los.
A estudante de Engenharia de Produção Cristal Marques, que é monitora da disciplina, explica que a Feira conta com trabalhos das várias engenharias, entre eles, o projeto Produtos Inovadores, elaborado pelos alunos de Engenharia de Produção, que desenvolveram protótipos de produtos para portadores de deficiência. Segundo ela, os projetos ganham destaque, principalmente, porque são elaborados por alunos que acabaram de ingressar nos cursos de Engenharia.
Professor da disciplina de Introdução à Engenharia Marco Speranza explica que os graduandos escolhem um projeto para desenvolver ao longo do semestre, que podem ser novos ou continuidades de outros que foram iniciados no período anterior.
- Alguns alunos optam por dar continuidade a projetos passados, de forma a aprimorá-los, mas alguns começam do zero e precisam ter algo encaminhado no final do período.
Entre os trabalhos exibidos, está o projeto Veículos Elétricos, que já estava em desenvolvimento, mas foi eleito pelos alunos de Engenharia Mecânica para receber um “upgrade”. A equipe responsável pelo projeto colocou um tipo diferente de suspensão e estudou a possibilidade de uma nova direção, além de adicionar novas baterias.
Já o projeto Produtos Inovadores surgiu no período de 2015.1 e tinha como missão criar produtos de acessibilidade. O resultado alcançado foi protótipos de uma cadeira de rodas com braço removível, uma rampa com aderência e uma bengala com sistema de GPS integrado.
Para os alunos que se dedicaram à elaboração dos projetos, o que fica é a experiência. O estudante de Engenharia de Produção Gabriel Temporal afirma que se surpreendeu ao longo da execução dos projetos. Ele conta que teve a oportunidade de conhecer a área que vai trabalhar e de aprender na prática como resolver os desafios que podem surgir até a etapa final do projeto.
- Logo de cara já conhecemos como será nossa área e o que faremos. E saímos da mesmice dos cálculos de sala de aula. É desafiante, mas o resultado foi incrível e sentimos muito orgulho - Gabriel Temporal.