Jia Zhang-ke – um homem de Fenyang é o novo filme do cineasta Walter Salles, que estreia na quinta-feira, dia 3 de setembro, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo. Na equipe de produção do documentário está Luiza Paiva, ex-aluna do Curso de Cinema da PUC-Rio, que trabalha na VideoFilmes, produtora criada pelos irmãos Walter Salles e João Moreira Salles. No filme, Luiza atuou como assistente de produção executiva.
De forma descontraída, a jovem produtora relata um pouco da experiência de trabalhar no projeto, que contará um pouco do trabalho de Jia Zhang-ke, cineasta chinês cujas obras são pouco difundidas no Brasil. No entanto, os filmes do diretor foram premiados em diversos festivais internacionais ao longo das últimas décadas, como Em Busca da Vida (2006), vencedor do Leão de Ouro em Veneza. Para Luiza, o grande mérito de Zhang-ke é a forma como ele retrata a situação atual na China.
- Jia é um cineasta não muito difundido aqui, mas tem uma obra extensa, muito relevante para o contexto atual chinês. Ele é alguém que o Walter admira muito e, pelo documentário, você consegue entender todo esse universo sobre Zhang-ke, os filmes dele e como ele retrata a China.
Luiza trabalha no projeto desde a pré-produção, em que era responsável pela captação de recursos e pela contratação de profissionais, entre outras funções. Durante as filmagens, ela trabalhou em contato com a equipe na China pela base da produtora, localizada na Glória, no Rio de Janeiro. Na fase de pós-produção, a jovem está responsável pela comercialização do longa-metragem.
Com o intuito de aproximar estudantes em geral da obra do diretor, considerado um dos mais importantes cineastas no cenário internacional atual, e da própria VideoFilmes, foram disponibilizadas entradas gratuitas para a estreia do documentário, destinado aos estudantes universitários, a partir do preenchimento de um cadastro pela internet. Após a exibição do filme, haverá um debate com Walter Sales.
- O nosso objetivo é aproximar os estudantes da obra do Zhang-ke. Na verdade, aproximá-los da nossa produtora também. Por isso, entramos em contato com as universidades para divulgar as sessões voltadas para esse propósito, em que esses alunos têm entrada gratuita a partir do preenchimento de um formulário na internet. A sessão de lançamento vai ser nesses moldes e vai haver um debate após a exibição do filme.
Serviço: Sessão de estreia
Quinta-feira, 3 de setembro, às 20h
Espaço Itaú de Cinema - Praia de Botafogo, 316, Botafogo
Formulário para gratuidade de estudantes: www.bit.ly/1M74TBd