Como diz o ditado que tudo que é bom dura pouco, terminou na quarta-feira, 2 de setembro, o I Festival de Doces da PUC-Rio. Durante três dias, alunos, professores e funcionários tiveram a oportunidade de se deliciarem com uma imensa variedade de doces que estavam à venda nos pilotis do Edifício da Amizade. A feira movimentou o campus e alegrou os adictos de doces com a diversidade de produtos feitos por alunos da Universidade. No fim do último dia, foram conhecidos os vencedores da competição: em primeiro lugar, com o Prêmio Confeitaria Itajaí, ficou Yummy Brigadeiros; em segundo lugar, Doce Amado; e em terceiro lugar, Atelier do Cupcake.
Entre os frequentadores fiéis da feira estava a estudante de Direito Ana Futi, 20 anos. Ela afirmou ter ido todos os dias e procurado experimentar o maior número de doces possíveis. A ideia foi mais que aprovada pela aluna.
- Achei uma ideia inovadora. No primeiro dia, vi doces diferentes e fiquei com vontade de provar todos, por isso, vim nos três dias de competição. Por mim, essas barracas poderiam continuar até o fim da semana.
Além das tradicionais guloseimas, como brigadeiros e palhas, algumas barracas inovaram nas ofertas, com doces que fogem dos padrões, como é o caso do brownie de bacon. A estudante de Comunicação Antonia Nassif, 18, dona da Tôti Mattos, conta que a ideia surgiu após ela finalizar um curso de gastronomia.
-No curso, o professor falava da mistura do bacon com algo doce, resolvi testar e gostei muito. Estou vendendo pela primeira vez aqui no Festival e a reação das pessoas é bem equilibrada. Estou tendo um resultado melhor do que o esperado.
O Festival foi organizado pelo DCE Raul Amaro, em parceria com a Confeitaria Itajaí e a Empresa Junior, tinha como objetivo incentivar a iniciativa empreendedora, dar visibilidade, oportunidade e prêmios em dinheiro para alunos que, durante o período acadêmico, vendem doces pelo campus.