A Bubuia Companhia de Teatro apresentou a esquete Entre o Amor e a Espada, inspirada no Cordel do poeta paraibano José Camelo de Melo. A apresentação tomou os pilotis da Ala Kennedy no dia 16 de setembro, como parte da programação da Mostra Bosque_PUC Cena Experimental. O objetivo da peça é apresentar para a plateia o Cordel clássico do Nordeste brasileiro do início do século XX.
A adaptação da obra literária apresenta, uma forma de tragédia romântica, o suicídio por amor e a disputa de poder entre duas famílias. Durante o espetáculo teatral, os personagens apresentam danças da cultura afro-brasileira, como o maculelê e a capoeira. A esquete foi montada em forma de roda de cantiga, com o propósito de fazer as pessoas interagirem com a apresentação e conhecerem um pouco do folclore brasileiro.
O ator e produtor Igor Veloso, que interpreta o personagem João Saldanha na peça, revela a importância de manter viva a tradição do Cordel para a geração atual.
- Antes da televisão surgir no Brasil, o Cordel era o principal meio de informação e comunicação entre as populações de várias cidades no Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco e na Paraíba. Era através do Cordel que se cantavam cantigas de nosso folclore nacional, além de fábulas e narrativas históricas de nosso país. O Cordel existe até hoje na literatura brasileira, porém vemos a realidade de muitos jovens não terem conhecimento disso. O nosso elenco deseja criar um contato direto entre o nosso povo e esse legado.