O professor do Departamento de Engenharia Industrial Carlos Patrício Samanez morreu no dia 15 de fevereiro, aos 62 anos. Ele foi encontrado morto na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão e a polícia trabalha com a hipótese de roubo seguido de morte. Em nota oficial, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., manifestou apoio e solidariedade aos familiares. Samanez era peruano, mas morava no Rio há 30 anos, era casado e pai de um casal.
De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia Industrial (DEI), professor José Eugênio Leal, o colega era querido e respeitado por alunos e professores.
— Trabalhamos juntos em vários projetos. Ele era professor da área de finanças do Departamento. E orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, e ainda orientou muitos alunos de graduação. Era um professor muito querido por todos.
Segundo Claudio Bisso, filho de Samanez, o pai era dedicado à Universidade e admirado por estudantes e professores.
— Meu pai sabia da grandeza da PUC e adorava o ambiente. Ele ficava horas no campus e tinha muito carinho pelos colegas e alunos. A paixão dele era ser professor — relembrou.
Doutor em Finanças e Economia de Empresas pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV-SP), mestre em Engenharia Industrial pela PUC-Rio, e graduado em Engenharia Industrial pela Universidad Mayor de San Marcos, no Peru, Samanez dava aula na Universidade desde 1985. Professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado acadêmicos e mestrado profissional do Departamento de Engenharia Industrial, Samanez era coordenador de Extensão e da área de Finanças e Análise de Investimentos do DEI. Ele também era professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Samanez é autor de conhecidos livros usados em cursos de graduação e pós-graduação, tais como Leasing Financeiro, editado pela Atlas, Matemática Financeira, Gestão de Investimentos e Geração de Valor e Engenharia Econômica, lançados pela Pearson-Prentice-Hall, Samanez recebeu o prêmio, como co-autor, na categoria trabalhos acadêmicos, da 3ª. edição do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis, em 2012.
PUC-RIO nota oficial
O Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., lamenta a morte do professor Carlos Patrício Samanez, do Departamento de Engenharia Industrial. Manifesta ao mesmo tempo a solidariedade com os familiares e com todos aqueles que fizeram parte de sua vida acadêmica. A Universidade repudia a violência que atinge a população da cidade do Rio de Janeiro recorrentemente, afetando a dignidade do ser humano.