A importância da memória e da percepção visual no estudo do design
29/02/2016 00:00
Vitória Christino

Questões relacionadas à percepção e relevância na criação do design atual foram discutidos durante palestra

A psicologia do design, os significados e emoções foram alguns dos temas debatidos pelos designers Stephen Wilcox, da Philadelphia, e Rebekah Matheny, de Columbus, durante a Conferência Internacional de Design, no dia 26 de fevereiro, na PUC-Rio. Os palestrantes abordaram questões relacionadas à memória, percepção e relevância na criação do design atual.

Fundador da Design Science, Wilcox explicou o porquê dos profissionais da área se preocuparem com a memória em primeiro lugar. Segundo ele, ser um designer significa ser designer de experiência, e a memória é um importante componente dessa experiência.

- Uma forma de pensar sobre o design é como uma criação de reconhecimento, os quais verificam a ação humana justificada pela memória.

O designer ainda comentou sobre algumas comparações que são feitas sobre memória e percepção. Ele explicou que a memória é falha e fica distorcida à distância, e que o mesmo ocorre com a percepção. Ressaltou também que qualquer teoria da memória é um artefato de alguma teoria do tempo.

Já a professora de Design de Interiores Rebekah Matheny, da Universidade de Ohio, estudou o comportamento das pessoas para informar futuros projetos de pedagogia do design. Segundo ela, os consumidores podem ser divididos em dois grupos: Millennials e GenZ, que refletem diferentes visões de mundo.

- O primeiro grupo se refere a consumidores entre 19 e 34 anos, um grupo em que 47% já são pais, 49% vivem com um parceiro e 52% são proprietários das próprias casas. Já o segundo grupo se refere a consumidores entre 14 e 19 anos. Nesse grupo 60% querem empregos que tenham impacto social, 26% fariam trabalho voluntario e, em 2020, será o maior grupo de consumidores ao redor do mundo, com 40% de compradores nos EUA, Europa e países do BRICS.

A designer disse que, ao conhecer o público-alvo, é mais fácil criar experiências memoráveis que conectem o cliente e ajudem a contar uma história autêntica da marca. Ela explica que quando todos os elementos (cor, textura, estampa, luz) são combinados é criado um espaço.

- O mais importante é ir além e se preocupar em tornar o espaço um lugar memorável. Criando um lugar memorável, cria-se também uma experiência para o cliente. Tudo o que é visto, sentido, experimentado, fortalece a alma e a história de algum lugar ou de alguma marca.

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