A doce arte de empreender
06/09/2016 18:10
Thays Viana/ Foto: Fernanda P. Szuster

Alunos vencedores do II Festival de Doces da PUC contam como foi participar da edição deste ano

Vencedor do priemeiro lugar do II Festival de Doces da PUC

A segunda edição do Festival de Doces da PUC-Rio mais uma vez animou os pilotis da Ala Kennedy com brownies, brigadeiros, trufas e diversas variedades de doçuras entre os dias 30 de agosto à 1º de setembro. Este ano, os vencedores com os melhores doces da competição foram: Doce Amado, que ficou em primeiro lugar e recebeu o prêmio de R$ 1.500,00 e um mês de vendas na Confeitaria Itajaí; Yummy Brigadeiros Gourmet levou a segunda colocação e R$ 1 mil; e Marmelatta, que recebeu R$500 reais pelo terceiro lugar.

O doce vencedor do Festival foi a Banoffee Pie, uma torta de origem inglesa que leva biscoito, doce de leite, banana, chantilly e chocolate. O estudante de Engenharia Pedro Rodrigues, de 21 anos, da Doce Amado, conta que a marca já existe há dois anos e surgiu como uma oportunidade de aumentar a renda da família, por ideia da mãe dele.

Essa foi a segunda vez que a Doce Amado ficou entre os vencedores. Ano passado, ela ficou em segundo colocado. Pedro relata que, este ano, a visibilidade aumentou e as encomendas também. Com o prêmio, ele e a família pretendem abrir uma cozinha industrial.

- Acredito que esse festival, assim como a feira de empreendedores, possibilita o reconhecimento das marcas dos alunos da PUC-Rio, ajudando a divulgar e alcançar novos clientes que sempre estiveram tão perto.

O segundo colocado foi o brigadeiro de crème brûlée, da Yummy Brigadeiros Gourmet. A estudante de Psicologia Victória Romano, 21 anos, relembra que a ideia de vender doces veio de uma despedida de estágio e a necessidade de ganhar o próprio dinheiro. Por sempre ter gostado de doces e trabalhos manuais, ela resolveu fazer um curso e se especializar em brigadeiros gourmet. No ano passado, Victória ficou em primeiro lugar com a coxinha de morango.

Em relação ao segundo festival, a aluna da PUC acredita que faltou mais divulgação em relação ao anterior, mas que o lucro foi relativamente o mesmo. Agora, ela pretende expandir a marca e aumentar o leque de variedades.

Segundo colocado no Festival de Doces de 2016

Já a estudante de Administração Manuela Confettura, de 21 anos, da Marmelatta, levou o terceiro lugar com o pote de oreo com ganache de chocolate branco e tortinhas de chocolate. A ideia de criar uma marca de doces foi da mãe, que sempre sonhou em ter o próprio negócio. A aluna, que carrega uma bagagem de empreendedorismo da Empresa Júnior, conta que a demanda da segunda edição do Festival foi maior do que a primeira.

- Viramos praticamente as duas noites, durante o festival, fazendo mais doces porque o estoque inicial que tínhamos planejado vendemos todo no primeiro dia. Organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), em parceria com a Confeitaria Itajaí, o objetivo do Festival é dar visualização e oportunidade para alunos da Universidade que se tornaram pequenos empreendedores do mercado de doces.

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