A segunda edição do Festival de Doces da PUC-Rio mais uma vez animou os pilotis da Ala Kennedy com brownies, brigadeiros, trufas e diversas variedades de doçuras entre os dias 30 de agosto à 1º de setembro. Este ano, os vencedores com os melhores doces da competição foram: Doce Amado, que ficou em primeiro lugar e recebeu o prêmio de R$ 1.500,00 e um mês de vendas na Confeitaria Itajaí; Yummy Brigadeiros Gourmet levou a segunda colocação e R$ 1 mil; e Marmelatta, que recebeu R$500 reais pelo terceiro lugar.
O doce vencedor do Festival foi a Banoffee Pie, uma torta de origem inglesa que leva biscoito, doce de leite, banana, chantilly e chocolate. O estudante de Engenharia Pedro Rodrigues, de 21 anos, da Doce Amado, conta que a marca já existe há dois anos e surgiu como uma oportunidade de aumentar a renda da família, por ideia da mãe dele.
Essa foi a segunda vez que a Doce Amado ficou entre os vencedores. Ano passado, ela ficou em segundo colocado. Pedro relata que, este ano, a visibilidade aumentou e as encomendas também. Com o prêmio, ele e a família pretendem abrir uma cozinha industrial.
- Acredito que esse festival, assim como a feira de empreendedores, possibilita o reconhecimento das marcas dos alunos da PUC-Rio, ajudando a divulgar e alcançar novos clientes que sempre estiveram tão perto.
O segundo colocado foi o brigadeiro de crème brûlée, da Yummy Brigadeiros Gourmet. A estudante de Psicologia Victória Romano, 21 anos, relembra que a ideia de vender doces veio de uma despedida de estágio e a necessidade de ganhar o próprio dinheiro. Por sempre ter gostado de doces e trabalhos manuais, ela resolveu fazer um curso e se especializar em brigadeiros gourmet. No ano passado, Victória ficou em primeiro lugar com a coxinha de morango.
Em relação ao segundo festival, a aluna da PUC acredita que faltou mais divulgação em relação ao anterior, mas que o lucro foi relativamente o mesmo. Agora, ela pretende expandir a marca e aumentar o leque de variedades.
Já a estudante de Administração Manuela Confettura, de 21 anos, da Marmelatta, levou o terceiro lugar com o pote de oreo com ganache de chocolate branco e tortinhas de chocolate. A ideia de criar uma marca de doces foi da mãe, que sempre sonhou em ter o próprio negócio. A aluna, que carrega uma bagagem de empreendedorismo da Empresa Júnior, conta que a demanda da segunda edição do Festival foi maior do que a primeira.
- Viramos praticamente as duas noites, durante o festival, fazendo mais doces porque o estoque inicial que tínhamos planejado vendemos todo no primeiro dia. Organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), em parceria com a Confeitaria Itajaí, o objetivo do Festival é dar visualização e oportunidade para alunos da Universidade que se tornaram pequenos empreendedores do mercado de doces.