Menu
Lojas Americanas anuncia expansão e apresenta programas de recrutamento
26/09/2016 18:52
Raul Pimentel

Executivos da rede, uma das maiores do país, participaram do ciclo Criatividade e Transformação

O ano era 1929, o cenário, o da Grande Depressão. A quebra da Bolsa americana afetou o mundo inteiro, inclusive o Brasil – os EUA eram os maiores clientes do nosso café. Foi neste ano que quatro americanos abriram, na cidade fluminense de Niterói, a primeira das Lojas Americanas. Hoje uma das maiores redes varejistas do país, a empresa planeja dobrar de tamanho no mercado, como fez em 2013 – também um período de crise nacional. O anúncio foi feito pelos executivos João Martins e Luis Miguel Varela, responsáveis pela operação logística e pela renovação da cadeia de suprimento da empresa, que participaram na PUC-Rio do ciclo Criatividade e Transformação, organizado pela Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais da PUC-Rio (Ccesp), na quinta-feira (22).

Luis Varela. Foto: Fernanda Szuster 

– Vamos na contramão da crise e anunciamos um programa para dobrar de tamanho. Isso mostra a determinação da companhia – afirmou Varela na palestra Lojas Americanas: um universo em expansão.Mesmo em momentos difíceis continuamos contratando, precisamos manter o motor da companhia andando – completou, acrescentando que 99,8% dos líderes da empresa são formados internamente e que 53% dos empregados do nível gerencial são mulheres.

Hoje, as Lojas Americanas são uma das maiores varejistas do Brasil, com 1.050 lojas, quatro centros de distribuição (em São Paulo, Rio, Recife e Uberlândia), R$ 11 bilhões de faturamento em 2015, 60 mil produtos vendidos. Em datas como Páscoa e Dia das Crianças, as lojas atendem cerca de 2 milhões de clientes por dia.

João Martins. Foto: Fernanda Szuster 

Os executivos apresentaram os programas de recrutamento da empresa, que contemplam estágio e trainee. Formado em Engenharia de Produção pela UFF, com mestrado em logística na PUC-Rio, o próprio João Martins entrou como estagiário, há 14 anos. Varela, colombiano formado em Engenharia Industrial em seu país, fez pós-graduação na Unicamp e um MBA na Espanha. De volta ao Brasil, entrou para a empresa, há três anos e meio.

Eles destacaram como valores da empresa a buscar por excelência nas operações e o foco no cliente.

– Nossa missão é olhar para o cliente, realizar os sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas poupando tempo, dinheiro e superando suas expectativas – afirmou Martins.

Varela reforçou:

– Esses valores não estão só em algum mural da sede ou no RH. São coisas que vivenciamos no dia a dia. Faz parte do DNA da companhia, das pessoas que trabalham ali dentro. Eles valores se reforçam todo dia nas nossas ações.

Ao fim do encontro, que teve distribuição de chocolates, foram sorteados entre o público dois headphones e um frigobar retrô.

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
O 'Solidarismo' e os tempos atuais
Obra de Pe. Ávila é relançada em seminário na PUC-Rio
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país