Documentário retrata lado familiar do cineasta Person
15/10/2007 12:55
Aurelio Amaral / Foto: Felipe Corrêa



Marina resgatou fotos e películas do pai, Luiz Sérgio Person
O cineasta Luiz Sérgio Person, morto em 1976, voltou, este ano, às telas do cinema como personagem de Person. Dirigido por sua filha mais velha, Marina Person, o documentário reconstitui sua a trajetória profissional e pessoal. No dia 1 de outubro, Marina esteve na PUC para um bate-papo com alunos sobre seu filme.

Luiz Sérgio Person dirigiu, entre outras produções, São Paulo, Sociedade Anônima, considerado um dos dez melhores filmes da história brasileira pela Folha de S. Paulo. Influenciadas pelo neo-realismo italiano e pela Nouvelle Vague, a linguagem e a estética de Person não se alinhavam à onda do Cinema Novo Brasileiro. Era um cineasta independente. Passou também por experiências em teatro, televisão e publicidade. Aos 39 anos, morreu em um acidente de carro, deixando a esposa Regina e as filhas Domingas e Marina, na época com 4 e 6 anos de idade.

– Cresci ouvindo muitas histórias incríveis sobre meu pai de pessoas que tiveram uma relação muito próxima com ele. Mas eu, que sou filha, não tive a oportunidade dessa convivência. Durante muito tempo, não me conformei. Esse filme é minha busca para descobrir quem ele era e para entender quem eu sou, contou Marina, que levou oito anos para produzir Person.

O longa-metragem reúne depoimentos da família e de amigos, como Raul Cortez, Lima Duarte e Millôr Fernandes, além de fotos e filmes de acervo pessoal e trechos de uma entrevista que Luiz Sérgio Person deu à TV Cultura pouco antes de falecer.

– Tive que lidar muito com a memória, e ela não é muito confiável. Dizem que o passado não muda. Não existe bobagem maior do que essa, brincou Marina Person. – Por causa do filme, posso dizer que hoje conheço melhor meu pai. Mas tenho consciência que esse é apenas um dos desenhos, uma das muitas possibilidades.

A cineasta, que também apresenta os programas MTV+ e Neura, na MTV, pretende agora dirigir um longa de ficção sobre a juventude paulistana dos anos 80. A obra de Luiz Sérgio Person está sendo relançada em DVD e estará em breve nas locadoras.

 

Jornal 192