Foi inaugurado nesta terça-feira o Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC-Rio, projeto do Departamento de Informática em parceria com o banco BTG Pactual. O presidente da BTG Pactual, Roberto Sallouti, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, e o decano do Centro Técnico Científico (CTC), Luiz da Silva Mello, entregaram oficialmente a nova sala NIT-BTG Pactual, onde alunos de doutorado, mestrado e graduação desenvolverão, junto de funcionários do banco, soluções inovadoras para projetos tecnológicos, com foco no mercado financeiro.
Após um coquetel para executivos do BGT Pactual, alunos e professores da PUC-Rio, o Reitor agradeceu a todos os envolvidos no projeto e ressaltou a importância desse tipo de parceria para a Universidade.
– A PUC tem a tradição de manter parcerias. Isso mostra que nossa vocação é de crescer sempre mais nessa parceria entre universidade e empresa. Não é à toa que no ano passado a PUC-Rio foi premiada como líder da América Latina na pesquisa em parceria com a indústria – disse o Reitor, em referência ao 2016 Times Higher Education Latin America University Rankings.
– Eu sou curioso, então sempre procuro entrar nos sites dos nossos parceiros. A partir do auxílio do meu tio Google, encontrei, na página, os valores centrais do banco BTG Pactual. Fiquei impressionado com algumas coisas que se assemelham aos nossos próprios valores – afirmou o reitor, que ressaltou o pensamento global, a visão a longo prazo, o trabalho em equipe, o desenvolvimento de talentos, o empreendedorismo e a excelência como competências e metas em comum.
O presidente da BTG Pactual, Roberto Sallouti, ressaltou que o primeiro convênio entre o banco e a Universidade ocorreu em 2011, quando possibilitaram a ampliação das bolsas de desempenho acadêmico para o curso de Economia. Segundo ele, essa nova parceria é uma honra para a empresa, já que os resultados iniciais são animadores e promissores:
– Não é uma coincidência que os nossos valores sejam similares aos da Universidade. Nós temos muitos sócios e colaboradores que foram alunos da PUC-Rio. A qualidade de capital humano que encontramos aqui é o que há de maior excelência no Brasil. Podemos dizer o mesmo do banco. Gostamos de acreditar que o nosso capital humano é o que temos de melhor. Não é à toa que, assim como a PUC, viemos nos destacando como um banco brasileiro. Espero que isso seja uma pequena semente, e que daqui a alguns anos possamos ter um prédio aqui.
Coordenador do novo núcleo, Sergio Colcher, professor do Departamento de Informática, contou que a parceria vem sido discutida desde 2015, mas só no início desse ano o acordo de cooperação foi posto em prática. O objetivo era impulsionar projetos tecnológicos que precisassem de soluções inovadoras para problemas na realidade.
– Esse projeto nasceu de um encontro que tivemos com aquilo que quem está na universidade mais precisa ouvir: alguém que está procurando soluções de tecnologia para problemas difíceis, que vão exigir inovação e pesquisa, em um processo em que teremos que formar pessoas. O país passou por turbulências no meio do caminho, mas perseveramos e acreditamos que seria possível. Realmente existe um espírito de cooperação muito interessante que surgiu dessa sinergia, e que há uma participação de ambos os lados – disse.
O Reitor finalizou a cerimônia com uma bênção à nova parceria e à sala inaugurada. “Temos o costume, aqui na Universidade, de ter um momento de bênção sempre que inauguramos um novo laboratório ou prédio. Acreditamos que a ligação divina sempre nos inspira e nos impulsiona”. Com isso, Padre Josafá vestiu sua estola e fez uma oração pedindo prosperidade para o novo local de trabalho.