Os desempenhos profissionais de dois ex-alunos de Direito da PUC-Rio foram premiados na 10ª edição do Prêmio Innovare. A advogada Olivia Fürst recebeu o prêmio com a proposta Práticas Colaborativas no Direito de Família, e o presidente da OAB/RJ, Felipe de Santa Cruz, recebeu a menção honrosa pelo trabalho que ele desenvolve de Inclusão Digital da Advocacia no Estado do Rio de Janeiro.
Com a parceria dos advogados Tania Almeida e Adolfo Braga, Olivia mostra que, no processo de divórcio, o advogado da área de família propõe um comum acordo com o casal, especialmente se houver filhos. Nesta situação, o advogado atua sem o compromisso de levar o caso ao Poder Judiciário. O profissional trabalha também com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, terapeutas especialistas em desenvolvimento da criança e do adolescente e o Tribunal de Finanças. Ambos vão intervir como negociadores, mas de forma neutra.
De acordo com a advogada, quando os pais divergem sobre o que é melhor para os filhos, eles podem ouvir a opinião da equipe multidisciplinar para melhor decidirem o que fazer. Olivia explica que quando há questões financeiras, o técnico faz uma análise, um estudo e vai entender quais são as necessidades e as preocupações de cada um.
– O profissional não traz a resposta. Ele traz informação para que o casal decida – afirma.
Nos últimos anos, o poder judiciário vem sofrendo uma grande mudança: a migração dos processos em papéis para o meio digital. A pesquisa do advogado Felipe de Santa Cruz trata disso e como a nova prática exige que o Judiciário aprenda a operar on- -line e à distância. De acordo com o presidente da OAB/RJ, digitalizar milhões de processos e treinar juízes é uma situação complexa.
– Precisa de investimento muito grande, de treinamentos e de discussões e de aprimoramento. Fizemos o trabalho pelo Brasil, o qual nos trouxe a distinção do Prêmio Innovare – explica.
O prêmio é uma iniciativa do Instituto Innovare, com o apoio da Fundação Roberto Marinho. A premiação tem o objetivo de comtemplar trabalhos de inovação e de inclusão que podem virar leis e servir de base para discussões jurídicas.
Edição 278