A educação deve estar sempre conectada com a realidade e os acontecimentos sociais. Este ano, por exemplo, a Copa do Mundo pode ser uma oportunidade para formar para a cidadania.
Na universidade, cabe sobretudo a discussão política que vem marcando este evento. Há uma parcela da população que é contra a realização da Copa no país e defende que os mesmos recursos poderiam ser usados para projetos na educação e na saúde. Outros ponderam que eventos esportivos como este podem trazer desenvolvimento para as cidades e deixar melhorias que serão aproveitadas pelo povo, nos anos seguintes, além de fortalecer o turismo. Vale discutir essas questões com os jovens, incentivando-os a se posicionar. Essa é uma forma de estimular o pensamento crítico e a postura cidadã.
Depois da Copa, é interessante avaliar o que aconteceu. Por exemplo, se houve manifestações: serviram para expressar ideias e conscientizar sobre mudanças? O que povo pediu? Isso é justo e necessário? Como pode ser conseguido? Aí está uma oportunidade de ligar a Copa com um evento do segundo semestre, as eleições.
Além disso, será interessante debater o que aconteceu nos estádios: houve atos de discriminação? Houve brigas entre torcedores? Que valores deveriam predominar num evento que reúne cidadãos de tantos países e culturas?
Com conversas como essas na sala de aula, o futebol acaba se tornando instrumento para formar cidadãos mais conscientes e mais comprometidos com a mudança social.
Andrea Ramal
Presidente da AaA-PUC-Rio