PUC-Rio e a comunidade
13/03/2014 20:48
Andrea Ramal, Presidente da AaA-PUC-Rio

É com alegria que vemos começar este ano a segunda turma do curso “Cinema, criação e pensamento”.

Uma das vocações da PUC-Rio é ir além da formação de profissionais e promover o intercâmbio de conhecimentos com a comunidade. Isso faz todo o sentido: afinal, de que serve produzir um saber erudito, se não for possível colocá-lo a serviço da mudança social?

Nessa linha, é com alegria que vemos começar este ano a segunda turma do curso “Cinema, criação e pensamento,” da PUC-Rio, destinado para moradores da Rocinha, Parque da Cidade, Vidigal, Horto e Vila das Canoas.

As aulas têm duração de um ano e meio e o objetivo é formar indivíduos críticos, capazes de refletir sobre suas próprias realidades com o auxílio da ferramenta audiovisual.
Não só pelas bolsas de estudo, mas também através de cursos como este e, ainda, por meio de dezenas de projetos sociais que os diversos departamentos coordenam, a PUC-Rio é uma instituição em permanente diálogo com a comunidade em que se insere.
Se você, ex-aluno, quiser participar de algum modo, por exemplo como voluntário num dos projetos sociais, há um formulário para se candidatar no site da universidade, na área “Ações Comunitárias e Culturais”. Ali você também vê a lista de projetos. Entre para dar uma olhada: talvez se identifique com algum deles e possa dar uma colaboração bem especial em 2014.
Mais Recentes
Entre a ação e a cooperação: a Associação dos Funcionários da PUC-Rio
Antônio Albuquerque e Eduardo Gonçalves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, abordam as mudanças na forma de organização dos funcionários das instituições de ensino superior após a Reforma Universitária, e refletem sobre a criação da AFPUC
A História é mestra da vida
O Conselheiro da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, Paulo Eugênio de Niemeyer, aborda a influência do passado na vida humana e os novos comportamentos nos ambientes sociais
Educar para a Justiça: um olhar sobre a Pedagogia Inaciana
A pedagogia inaciana é tema de artigo da professora Alessandra Cruz, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio