A Vice-Decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professora Maria Clara Bingemer, tomou posse como professora titular do Departamento de Teologia da PUC-Rio, em cerimônia realizada no dia 20 de outubro, no Auditório Amex. Na ocasião, ela ministrou a Aula Magna sobre o tema A Busca de Deus na Contemporaneidade, em que tratou da presença de Deus no contexto histórico atual. Maria Clara é a primeira mulher a receber a nomeação no Departamento.
A professora analisou como a modernidade causou impacto na religião e na teologia, principalmente na mudança da percepção de Deus. Ela argumentou que, em tempos modernos, há uma insatisfação com a religião institucional e uma busca por uma experiência pessoal do divino. Além disso, Maria Clara observou como a espiritualidade se tornou superior a uma religião, ou seja, um indivíduo não tem mais a necessidade de acreditar em um Deus específico, e prefere se conectar com alguma força maior que lhe convenha. Em meio a crises modernas, a professora destacou essas razões como principais para um declínio da religião tradicional e institucional. Visivelmente emocionada, a professora relembrou ainda a trajetória na Universidade e agradeceu a nomeação.
– Desde 1968, sou aluna da PUC-Rio, me formei primeiro em Comunicação e, depois, em Teologia. Aqui eu já me sinto em casa. É uma emoção chegar a esse momento. Estou nervosa como se fosse ainda minha primeira aula – disse.
A cerimônia foi presidida pelo Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., que homenageou a professora e exaltou as realizações acadêmicas dela na Universidade.
– É uma alegria dar esse título à professora Maria Clara, e sua presença enriquece essa instituição – comentou o Reitor.
Professora da PUC-Rio desde 1982, Maria Clara Bingemer é formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, tem mestrado em Teologia pela mesma instituição e fez doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana. Durante dez anos, dirigiu o Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio. Também ocupou o cargo de Decana do CTCH por seis anos.
Entre os fatos marcantes da vida da professora estão a ida ao Vaticano, em 2012, para participar do lançamento do livro A infância de Jesus, o último da trilogia escrita pelo Cardeal Joseph Ratzinger, o Papa Emérito Bento XVI. Ela integrou a mesa durante a apresentação da obra, ao lado presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, e do porta-voz oficial do Vaticano, padre Federico Lombardi. Na visita à sede da Igreja Católica, Maria Clara ainda foi recebida pelo pontífice.
Com mais de 200 trabalhos publicados, presença em dezenas de seminários, autora e organizadora de dezena de livros, como A argila e o espírito e Simone Weil – ação e contemplação, a acadêmica é hoje um grande nome dos estudos teológicos. Em 2006, ganhou o prêmio Mulheres pela Paz, pela Rádio Catedral do Rio de Janeiro, e em 2011, o título de Formadora Ecumênica do Brasil pela Faculdade Batista do Sul. Atualmente, os estudos e pesquisas abordam o pensamento e escritos de místicos contemporâneos e sobre a interface entre Teologia e Literatura.