Atitudes para superar diferentes deficiências
23/11/2015 05:46
Vitória Christino/ Foto:Weiler Filho

Professores e funcionários dão suporte pedagógico para o aprendizado

Estudar em uma universidade é o grande sonho da maioria dos jovens. Muitos enfrentam obstáculos para concretizá-lo, mas, para as pessoas com algum tipo de defi ciência, os desafi os são redobrados. A acessibilidade nas instituições, sejam públicas ou privadas, são metas que vêm sendo estabelecidas como prioridades para garantir o direito desse público. Na PUC-Rio, foi criado o Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com Defi ciência da PUC-Rio (NAIPd) para pensar iniciativas que contribuam no acesso à instituição e que garantam um dos direitos básicos de qualquer cidadão, a educação.

Fundado em 2007, o NAIPd tem o objetivo de permitir o acesso de alunos com defi - ciência e necessidades educacionais especiais e assegurar as condições de permanência deles na Universidade. O Núcleo age com professores e funcionários dos departamentos para oferecer o suporte pedagógico necessário para o aprendizado.

Este ano, em parceria com a coordenação de vestibular, foram feitas mudanças no questionário de inscrição e de matrícula. Com a unifi cação do sistema de coleta de dados, as informações foram alinhadas para tentar minimizar os erros de preenchimento e permitir que o Núcleo se aproxime dos alunos desde a fase da matrícula.

Segundo a supervisora do NAIPd, professora Renata Mattos Eyer de Araújo, no segundo semestre de 2015, foram cadastrados 189 alunos de graduação com necessidade educacional especial, e, desse total, 93 se autodeclararam com algum tipo de defi ciência. Ela afi rma que o NAIPd é um meio para viabilizar as ações de integração dos alunos e busca se adaptar às exigências dos estudantes. Segundo a supervisora, o Núcleo dispõe de vários recursos para auxiliar os alunos com diferentes defi ciências em sala de aula.



 – Desenvolvemos diversas ações, entre elas, o acompanhamento de intérprete de libras para alunos com defi ciência auditiva, digitalização de texto para alunos com defi ciência visual, tempo estendido para realização das provas para alunos com alguma defi ciência intelectual e prova ampliada para alunos com baixa visão.

A estudante Eduarda Emerick, 19 anos, que cursa o 2º período de Biologia é atendida pelo NAIPd. Desde a infância, Eduarda enxerga com grande difi culdade, pois nasceu com glaucoma congênito, doença causada pela elevação da pressão intraocular. Com apenas dois dias de vida, ela fez a primeira operação. Com três anos de idade, Eduarda já tinha feito oito cirurgias, entre elas, o transplante de córnea. Porém, o organismo rejeitou o novo órgão, o que provocou descolamento de retina e a fez perder a visão.

Mesmo com as dificuldades, Eduarda surpreende ao contar as diversas atividades que já realizou ao longo da vida. Ballet, curso de dublagem, teatro, natação, inglês, acrobacia aérea, dança de salão, capoeira, escotismo, yoga, piano, coral, violino e ainda foi parte do elenco da novela América, em 2005, quando interpretou o próprio papel, ao lado da atriz Bruna Marquezine.

Sobre a PUC, ela diz que, desde a época do vestibular, a coordenadora do Departamento de Biologia, Rejan Rodrigues Guedes-Bruni, a incentivou a fazer a prova. Eduarda conta que os professores têm investido e ajudado para que ela acompanhe o curso como os outros alunos. A estudante ressalta o verdadeiro signifi cado da palavra acessibilidade para ela, ao dizer que não importa ter estrutura se o apoio das pessoas não estiver presente.

– Acessibilidade, para mim, é a pessoa ser acessível. Não adianta ter uma rampa ou um piso tátil, se as pessoas não se importam com você. E, aqui na PUC, os professores têm vontade de ajudar.

Eduarda explica que escolheu um curso que requer muito da visão, mas que existem maneiras de adaptá-lo às necessidades dela.

– Muitas vezes o professor utiliza microscópio e, como não posso ver, ele ensina a matéria e vou tocando nas plantas para entender melhor. A cada dia surgem novos desafi os que eu aprendo a enfrentar. Não vou desistir.

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