Vamos Recomeçar com Esperança
12/03/2019 18:44
Editor Chefe

Em artigo, o Reitor afirma que, com determinação, a Universidade precisa enfrentar desafios acadêmicos e econômicos, mas deve preservar o modelo institucional.

Depois desse período de férias, em que interrompemos a rotina criativa do meio acadêmico, chegou o momento de recomeçarmos nossas atividades docentes e discentes, imbuídos de esperança. Certamente, muitos fatos aconteceram no final do ano passado e nos primeiros meses de 2019, algumas já previstas e outras surpreendentes, deixando perplexidade e novos desafios. No entanto, o otimismo que move a nossa existência sempre é alimentado pela esperança de que algumas coisas permanecem, outras se transformam e, finalmente, outras terão que passar pelo transcurso da história para mais tarde serem avaliadas.

A Universidade, enquanto casa do saber, da pesquisa e da reflexão, permanece fiel à sua missão criativa, inovadora e detentora da sabedoria nos diferentes campos das ciências, com a consciência de seu papel fundamental na transformação da sociedade. Começamos o presente ano na PUC-Rio com a determinação que precisamos enfrentar desafios acadêmicos e econômicos, preservando o modelo institucional tão caro para todos nós. Para tanto, a Reitoria tem procurado discutir com os Vice-Reitores, Decanos e Diretores de Departamentos algumas medidas que possam equilibrar a sustentabilidade financeira e, ao mesmo tempo, o enfrentamento de algumas questões acadêmicas que visam planejar o futuro da instituição.

Dessa forma, cremos que as mudanças externas e internas devem ser administradas com prudência e sabedoria, sempre em clima de diálogo construtivo que colabore para preservar o nome da PUC-Rio e seu lugar especial no cenário brasileiro. Temos muito a contribuir com os emergentes desafios da sociedade. A autonomia, o respeito pelo pluralismo de ideias e a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar são valores fundamentais de nossa Universidade Católica.

Esperamos que nossos alunos, calouros e veteranos, que gozam do privilégio da inteligência e do espirito empreendedor e inovador, possam contribuir com a Universidade, dedicando-se sem reserva aos estudos acadêmicos e ajudando-nos a pensar a PUC-Rio para os anos vindouros. Temos certeza que também nossos docentes estão abertos para enfrentar os desafios futuros do Ensino Superior no Brasil com a consciência do pioneirismo que sempre a nossa Universidade teve em muitos momentos históricos do país.

Desejamos a todos um profícuo ano letivo de 2019, pedindo as bênçãos de Deus para todos os docentes, discentes e funcionários.                              

Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. – Reitor da PUC-Rio

  

Mais Recentes
Por que apequenar o meio ambiente?
Em artigo, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., comenta sobre as posturas e as políticas que ameaçam o meio ambiente. 
Por que não priorizar a educação?
Em artigo, padre Josafá Carlos de Siqueira SJ questiona o contigenciamento de gastos no Ensino Superior e ressalta a importância do diálogo para um bom governo
A Universidade em tempos de mudanças
O Reitor da PUC-Rio afirma em artigo que a universidade é um espaço privilegiado cuja missão é manter, mesmo com mudanças sociopolíticas, a verdade, a reflexão e a justiça.