Recomeçar com entusiasmo e criatividade
24/08/2020 15:11

Reitor dá boas vindas à comunidade PUC-Rio para o início do segundo semestre com aulas on-line

Vamos iniciar o segundo semestre letivo de 2020 de uma forma diferente dos anos anteriores, pois a pandemia nos obriga a manter o distanciamento físico, tirando-nos aquele prazer tradicional do encontro nos pilotis, nas salas de aula e áreas verdes do campus universitário. Marcada pela tradição inovadora, a PUC-Rio retoma as aulas pela via remota, usando os mecanismos disponíveis das novas tecnologias, sem perder o compromisso com a excelência acadêmica, marca registrada de nossa Universidade no ensino e na pesquisa.

Mesmo distante das diversas atividades presenciais no campus universitário, manteremos firmes os objetivos e metas que assumimos com a instituição e as pessoas que fazem parte da comunidade educativa, procurando adaptar-nos aos desafios da atual circunstância e abertos para uma nova maneira de ensinar e conviver.

Sabemos dos sacrifícios para os professores e alunos, pois a via on-line requer que saibamos resolver os problemas sem nos deslocarmos de nossos espaços domésticos, acessando as novas ferramentas tecnológicas, exercendo a paciência com os acessos das redes e aplicativos, priorizando e programando o que é essencial, usando a criatividade das novas metodologias, e mantendo a perseverança nos objetivos necessários para a nossa formação humana e profissional. A experiência vivida com o ensino remoto no primeiro semestre de 2020 nos ajudou não só no domínio do uso das novas ferramentas, mas também num novo modo de relacionamento humano, que certamente deixará um legado para o futuro da sociedade. Esta forma híbrida entre o presencial e o virtual é um desafio que teremos que enfrentar no futuro, exigindo de todos nós uma criatividade e mudança de padrões na Universidade e na sociedade. O importante é respondermos com determinação e alegria, sem desanimar, e com a coragem daqueles que sabem superar as barreiras que aparecem ao longo da vida.

Inúmeras iniciativas surgiram por parte dos departamentos ao longo do primeiro semestre de 2020, responsáveis pela continuidade da programação acadêmica, administrativa e comunitária, revelando a criatividade e a inovação presente na nossa Universidade. Neste início do segundo semestre, chamo a atenção para duas iniciativas importantes. A primeira é voltada para o projeto de inclusão digital, com o objetivo de ajudar os alunos bolsistas que moram em regiões mais distantes da cidade, possibilitando-lhes acompanhar as aulas on- line. Este projeto tem apoio da Vice Reitoria-Comunitária, de professores e da Associação dos Antigos Alunos. A segunda, criada pelos alunos do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, e apoiada pelos professores, consiste no apoio dos alunos veteranos aos novos calouros, denominado “Adote um calouro: Acolhida virtual em tempos de distanciamento”. Tal iniciativa ajudará numa maior integração entre os alunos veteranos e calouros, possibilitando que haja um maior conhecimento das diversas atividades na Universidade. Que os alunos calouros sejam bem-vindos e se sintam acolhidos na comunidade da PUC-Rio.

Com o pioneirismo que sempre caracterizou a PUC-Rio, vamos continuar com entusiasmo o nosso semestre letivo, com a consciência que daremos o melhor de nós para levarmos adiante os nossos objetivos no ensino e na pesquisa, contribuindo para a formação intelectual, cidadã e cultural das pessoas, do progresso da ciência, e do desenvolvimento do Brasil.

Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. – Reitor da PUC-Rio

Mais Recentes
Reflexões e ações em tempo de confinamento
Reitor comenta a capacidade criativa e inovadora da Universidade
Terminar o semestre agradecendo
Reitor fala sobre os desafios impostos e os esforços da comunidade no primeiro semestre