Após um ano de funcionamento, a equipe realizadora do Projeto Plurall promoveu o primeiro encontro oficial com parceiros e interessados, no dia 6 de dezembro, na PUC-Rio, para apresentar o sistema de implementação de terminais de computadores a baixo custo. A idéia surgiu com o objetivo de incluir digitalmente comunidades e grupos que não tinham essa chance. Hoje, o software Plurall já aparece como alternativa eficiente para interessados em baratear os custos com computadores, por exemplo, de escritórios.
– Vou colocar o Plurall no meu laboratório. Ele não é uma opção alternativa para grupos carentes: é de muito boa qualidade, barato e de manutenção simples, já que só o computador servidor precisa de reparos mais freqüentemente, pois ele tem os programas utilizados por todos os outros micros, assinala Raul Nunes, coordenador da Central de Projetos de Desenvolvimento da PUC.
Uma escola pública em São Gonçalo e a Escola de Educação Audiovisual Nós do Cinema, em Botafogo, são exemplos de grupos que já utilizam, com sucesso, computadores adaptados com o software Plurall. O uso de terminais já é bastante difundido em todo o mundo. A grande novidade vem com a criação do software que pula uma série de etapas, normalmente só realizadas por técnicos de informática.
A apresentação do projeto na PUC-Rio contou com uma exposição de computadores ligados pelo software Plurall, inclusive via Wi-Fi. A inovação da conexão sem fio no projeto promete fazer com que mais computadores fiquem ligados a um terminal (as ligações com fio reúnem normalmente cerca de quinze micros), o que poderia ser usado para conectar várias casas de uma cidade coberta por uma rede central da Prefeitura, por exemplo, como explicou Ricardo Schneider, um dos idealizadores do projeto. Mais informações podem ser adquiridas no site www.plurall.net.
Edição 181