Reflexões sobre a realidade do grafite
30/04/2013 19:02
Fernanda Rezende / Foto: Flávia Espíndola

Mateu Velasco debate arte urbana em dissertação de mestrado

Uma das obras de Mateu Velasco: tintas de gratife nas telas de pintura

Depois de pintar muros pela cidade durante 12 anos, o artista Mateu Velasco decidiu refletir sobre a realidade da arte urbana, também conhecida como street art. Além do grafite, movimentos como as instalações e as posters arts também foram abordados na dissertação que Velasco defendeu no dia 4 de abril para uma banca do Departamento de Artes e Design da Universidade. Com o trabalho Quando a Arte de Rua se Transforma em Design Gráfico, Velasco quis juntar a sua realidade como grafiteiro com o universo de ex-aluno de graduação em design – ele se formou na PUC-Rio em 2003.

O objetivo foi, segundo ele, o fato de querer retornar ao espaço da Universidade e também pensar sobre o que ele produz hoje como grafiteiro e como artista plástico e, assim, “conectar duas pontas que estavam soltas”.

– Eu sabia que estava pintando, que estava desenhando, mas ainda não compreendia direito como o grafite chegou aqui ao Brasil. E queria entender melhor como se deu o movimento, o que é realmente arte de rua e o que influencia esses artistas; até mesmo para eu entender melhor o que é o meu trabalho hoje em dia. Não só o meu trabalho, mas como toda a geração da qual eu faço parte – justificou Velasco.

Mateu é professor do Departamento de Artes e Design, mas passa boa parte do seu tempo diário no ateliê que compartilha com mais dois artistas em Laranjeiras. Costuma chegar lá cedo e fica por horas a fio em meio a tintas, sprays de grafite e telas em branco. O ilustrador já teve seus trabalhos expostos em diversas lugares do mundo.

Edição 268

Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país