Diálogo constante com a comunidade
03/11/2023 17:32
Editor Chefe

Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores

O Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC-Rio (FESP) tem como objetivo de viabilizar a permanência de alunos bolsistas na Universidade (Foto: Caio Matheus)

Desde julho, o professor Renato Callado comanda interinamente a Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, que reúne serviços fundamentais para a comunidade, como a Coordenação de Bolsas, o FESP (Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC), a Inspetoria Universitária, o Serviço Médico e Segurança do Trabalho, entre outros.

Mestre em Gestão Esportiva, Callado está na PUC-Rio desde agosto de 1995, e ocupou a Coordenação de Educação Física, em 2005. No mesmo ano, passou a atuar também como assessor da VRC, trabalho que sempre exigiu proximidade e constante diálogo, sobretudo, com alunos e funcionários.

A história de Callado com a PUC-Rio é antiga: o pai dele foi professor da Universidade e a mãe voluntária do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP). Na quarta entrevista da série com os os Vice-Reitores, o professor Renato Callado destaca o papel da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários no acolhimento, escuta empática e no oferecimento de serviços de qualidade para a comunidade PUC-Rio.


Qual o papel da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários?

Renato Callado: Considero alguns pontos-chave  o acolhimento, a escuta empática, a qualidade das relações e de serviços para a comunidade, que se integram e vão se desdobrar em diversas ações. Temos dentro da VRC diversos setores, que, em conjunto, promovem essas ações como a Coordenação de Bolsas, o FESP, o PSICOM, a Educação Física, a Inspetoria, o Serviço Médico e Segurança do Trabalho, Equilibrium... mais as parcerias internas. A PUC-Rio consegue conjugar a excelência acadêmica com a formação integral do estudante, com esse olhar mais humano. Esse é um diferencial, ao formar alunos extremamente capacitados para o mercado, mas com a preocupação de olhar o próximo.

Ao longo dos anos, durante a gestão do Professor Augusto Sampaio, serviços foram criados na medida em que as demandas surgiam. A ideia é dar continuidade e estarmos sempre atentos ao que os jovens demandam de nós e a melhor forma de a Universidade auxiliá-los. Vivemos em uma sociedade em que as mudanças acontecem de maneira acelerada, e estão em constante transformação.



Para isso, precisamos estar próximos de todos os estudantes, professores e funcionários. Dar o direito da fala, temos o dever de ouvir. Estudar as propostas e criar, remodelar ou ampliar o que for possível. Sempre pensando no bem maior, nossa comunidade. Em um mundo atualmente tão sofrido e dividido, temos que trabalhar unidos para o bem de nossa comunidade universitária. 

Pensando em projetos, entendo que a busca por parcerias visando ampliar o programa institucional FESP é uma prioridade. Ter uma comunicação direta e ágil com os alunos é muito importante para que eles recebam informações sobre oportunidades, bolsas, auxílios e tantos outros assuntos relevantes. Com esse objetivo, vamos lançar um canal de transmissão via WhatsApp. Nosso site também foi atualizado, com a importante ajuda da equipe da Diretoria de Infraestrutura de TI (exemplo RDC), para se tornar mais atrativo e navegável. No novo site criamos um espaço para os comunicados da VRC com decisões, prazos e outras informações relevantes após a decisão do colegiado. Nosso Instagram - @vrcpucrio -  também se tornou mais ágil na comunicação.

O trabalho da VRC, muitas vezes, está interligado a outras unidades e projetos da Universidade. Que parcerias a VRC pretende intensificar?

Renato Callado: As parcerias são fundamentais. A começar pelas próprias Vice-reitorias, uma orientação do Padre Anderson. Muitas decisões que uma Vice-Reitoria toma afetam diretamente outras e, por isso, nossas decisões mais importantes são definidas após discussões no colegiado da Reitoria, onde cada um expressa sua opinião. O auxílio FESP, por exemplo, foi uma decisão do colegiado, mas articulada entre a Vice-Reitoria Comunitária e a Vice-Reitoria Administrativa.  O sistema de votação dos estudantes sempre contou com a participação da equipe do SGU, hoje ligada à Vice-Reitoria de Infraestrutura e Serviços, com ações pensadas para o bem-estar da Comunidade no campus. A busca por projetos e parcerias para incremento do FESP e a melhoria do nosso parque esportivo vêm sendo elaboradas com a Vice-Reitoria de Desenvolvimento e Inovação, assim como os projetos de extensão que têm agora o cuidado da Vice-Reitoria de Extensão e Estratégia Pedagógica, em colaboração contínua.  Com a VRAC também estamos em diálogo constante sobre demandas estudantis.

Existe uma sintonia muito grande entre os Vice-Reitores e o Reitor. A Pastoral também tem sido uma grande parceira no acolhimento dos alunos. Internamente, há uma cultura de solidariedade que se manifesta na colaboração entre as unidades e os departamentos.

O Padre Anderson, em seu discurso de posse, usou uma metáfora comparando a PUC a uma orquestra. Cada um de nós representa um instrumento musical e voz, e precisamos estar em sintonia e afinados para buscarmos juntos o bem maior da Universidade.

Que tipo de bolsas estão sob o guarda-chuva da VRC e quais os critérios para a concessão do benefício?

Renato Callado: O Programa de Concessão de Bolsas de Estudo da PUC-Rio, implantado na década de 1970 pela Vice-Reitoria, está pautado no conceito de "igualdade de oportunidade". Desde sua implantação, foram feitos esforços diferenciados na esfera comunitária, com o propósito de aprimoramento e atendimento às demandas advindas das mudanças no cenário da educação de nível superior.

Além das bolsas concedidas segundo critérios socioeconômicos, outros tipos de bolsas comunitárias são disponibilizadas, como aquelas que promovem a cultura, as que estimulam práticas em diferentes modalidades esportivas, e ainda de incentivo profissional. Da mesma forma, encontram-se agregados ao conjunto das bolsas comunitárias, as bolsas de estudo concedidas a partir de acordos trabalhistas e as baseadas em resoluções específicas, necessárias para segmentos fundamentais da sociedade, como as bolsas relativas a parcerias com órgãos governamentais e as concedidas por doadores voluntários.



A PUC-Rio adere ao Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Neste caso, a PUC-Rio concede apenas bolsas de estudo integrais.

As filantrópicas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%), e são destinadas a alunos de primeira graduação, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de um salário-mínimo e meio (bolsas de 100%) ou o valor de três salários-mínimos (bolsas de 50%).

As bolsas PUC são destinadas a atender os alunos de classe média que apresentem vulnerabilidade socioeconômica. São concedidas com percentuais parciais a critério da instituição.


Além das bolsas, a VRC tem uma preocupação com o apoio e permanência dos alunos. Como funcionam o FESP e o PSICOM?

Renato Callado: O FESP foi criado em  1997 após a VRC ser procurada pelo Professor Sérgio Bonato e pelo Padre Jesuíta, Javier Enciso, S.J. Naquela época, foi constatado que, para muitos alunos, somente a bolsa de estudos não garantia a permanência estudantil. O FESP tem o objetivo de viabilizar a permanência de alunos bolsistas sem condições financeiras para manter-se no curso. O critério estabelecido para ingresso no programa é ser bolsista com o perfil filantrópico integral, cuja renda familiar per capita seja de até um salário-mínimo e meio e a renda líquida até um salário mínimo per capita.

São os seguintes os auxílios concedidos pelo FESP:

Alimentação:  o aluno tem direito a uma alimentação diária, conforme a grade horária presencial, para ser consumida no restaurante Bandejão da Universidade.

Transporte: concessão de Bilhete Único para alunos que moram fora do município do Rio de Janeiro, para o trajeto residência - universidade - residência. Os alunos residentes no município do Rio têm o Passe Livre Universitário. Excepcionalmente, estes alunos recebem um complemento quando o PLU não abrange o trajeto completo.

Auxílio Computador: concedido um notebook por empréstimo. Este auxílio é custeado por doações. No momento são 268 alunos atendidos.

Auxílio Socioassistencial: em situações esporádicas/emergenciais e mediante disponibilidade orçamentária, são atendidas algumas demandas apresentadas pelos alunos.

As ações desenvolvidas pelo Programa têm contribuído para reduzir os índices de evasão e para o melhor aproveitamento acadêmico nas disciplinas cursadas. Até dezembro de 2022, estavam matriculados na instituição um total de 1.552 alunos com bolsa PROUNI e 100% filantrópica. Desses, 1.142 eram atendidos pelo FESP.

Atualmente, há 1.777 alunos com bolsa PROUNI e 100% filantrópica matriculados e 1.412 atendidos pelo FESP. Tal incremento deve-se ao ingresso atípico de 394 alunos PROUNI no primeiro semestre (matriculados no segundo semestre). É importante frisar que o principal mantenedor do FESP é a própria PUC.  A previsão de custeio para 2023 será de R$ 3 milhões  repassados pela Reitoria.

O custo do FESP é 98,5% viabilizado por meio do aporte direto de recursos da PUC-Rio, provenientes da receita gerada pelo aluguel de espaços físicos (a empresas de alimentação e serviços, como restaurantes, lanchonetes e copiadoras) e por 50% da receita proveniente do estacionamento interno, destinado a professores e funcionários técnico-administrativos. Além disso, contamos com doações de professores e funcionários técnico-administrativos que representam 1,5% desse montante. Vale ressaltar que, neste semestre, serão distribuídos 108 notebooks aos alunos devido à Campanha do FESP em parceria com o Instituto PHI, que contou com o prestimoso apoio dos departamentos de Economia, Informática, Engenharia de Produção e Arquitetura.



E o que nos dá muita força para a busca de novos caminhos, é quando encontramos um aluno bolsista, que foi do FESP, estudante resiliente, que sabemos que passa por dificuldades para vir às aulas por conta da distância, insegurança, que, às vezes, não tem um computador para estudar e alcança seus sonhos e se realiza profissionalmente ao se graduar na PUC. Isso nos inspira e nos motiva a acolher e buscar novas soluções. Muitos nos procuram com palavras de agradecimento. A gratidão dos bolsistas é algo muito bonito. Neste contexto, aproveitamos para mobilizar a comunidade universitária, a fim de expandir nosso alcance, garantindo que mais alunos sejam beneficiados.

Já o serviço comunitário de orientação psicológica tem o propósito de acolher, amparar e orientar aqueles que estejam passando por dificuldades emocionais, problemas familiares ou de saúde. O PSICOM é um dos núcleos integrantes da Rede de Apoio ao Estudante (RAE).  Mais uma ação em rede em que diversos setores se apoiam para o melhor serviço e atendimento à comunidade.

No Anfiteatro Junito Brandão são realizados shows de música, teatro, dança e poesia, produzidos pela Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais (CACC) (Foto: Caio Matheus)


Quais as atribuições da Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais (CACC)?

Renato Callado: A Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais (CACC) atende às demandas de uso dos espaços comuns no campus, como os pilotis e o bosque, avaliando propostas internas e externas de intervenções que envolvam a imagem da Universidade e viabilizando a realização daquelas que condizem com os preceitos da instituição.  Ainda no segmento comunitário, a CACC procura estimular a participação da comunidade acadêmica em ações sociais através de atividades que despertem o comportamento voluntário e cidadão. As campanhas do Doa PUC e as de doação de sangue, semestrais, realizadas em parceria com o HEMORIO, são exemplares.

No âmbito cultural, a CACC viabiliza atividades propostas por órgãos estudantis, departamentos e unidades da PUC-Rio e pela comunidade externa, oferecendo-lhes o suporte necessário. Além disso, certa da necessidade de incentivar o desenvolvimento cultural, a CACC também atua produzindo eventos relacionados à música, teatro, dança, poesia etc., como o Intervalo Cultural. Realizado no Anfiteatro Junito Brandão há mais de 10 anos, já trouxe nomes como João Bosco e Frejat. A gestão do Coral da PUC-Rio também é de responsabilidade da CACC.

A CACC ainda é responsável pela gestão de mídias da Vice-Reitoria Comunitária, desenvolvendo conteúdo para o Instagram (@vrcpucrio) e para a nova página da VRC no site da PUC-Rio (https://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/).

Importante destacar que, a partir da CACC, surgiu a CEIC, Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial, quando a PUC-Rio percebeu a importância de assumir, de forma integral, a produção das cerimônias de formatura da Universidade. Além da padronização do cerimonial, o objetivo é incluir alunos bolsistas que passaram a poder participar dos eventos, juntamente com os demais formandos, todos tendo acesso gratuito à mesma solenidade.

A CEIC também é responsável por produzir eventos institucionais, como a recepção dos calouros e a Assembleia Universitária, e por oferecer consultoria em produção de eventos e cerimonial para departamentos e unidades da PUC-Rio. Para 2024, estamos preparando um planejamento visando ampliar o cenário cultural na nossa Universidade, com projetos ocorrendo inclusive nos fins de semana.


Que mudanças a VRC implantou no processo eleitoral do corpo discente este ano? Como uma dessas ações beneficiou o FESP?

Renato Callado: Em primeiro lugar, aproveito aqui para convidar a todos os estudantes a participar das eleições que acontecerão esta semana, de 7 a 10/11. A participação de todos é fundamental. Voltando ao tema da pergunta, a VRC foi procurada pelo DCE com a solicitação para antecipação das eleições, já que o período inicial previsto de votação (23 e 24 de novembro) coincide com período de provas e assim, antecipando a votação, seria possível ter uma maior participação dos estudantes. Nesta mesma linha, em função do baixo quórum nos últimos dois anos em que tivemos as eleições estudantis, 2019, com 993 alunos votantes, e 2022, com 927, esse novo formato permitirá ter um número maior de votantes. Acreditamos que haverá um grande engajamento e,  consequentemente, esperamos um resultado com maior representatividade nos órgãos discentes. Desta forma, o processo que já conta com o sistema de votação desenvolvido pela própria PUC (desde 2014), teve como única modificação o formato do voto. Não mais sendo necessário ser presencial, mas sim on-line. Debates, campanha eleitoral e a movimentação no campus continuam como em outros anos.
 
E aproveitando a economia realizada, já que não mais será necessário alugar computadores, contratar mesários, nem pagar hora-extra, por exemplo, aos nossos funcionários anteriormente deslocados para a votação, conseguimos ampliar a refeição emergencial via FESP, e comprar mais 21 computadores para o auxílio computador, também do FESP.



Como se dá o apoio da VRC às Atléticas e ao Time PUC?

Renato Callado: Os alunos que fazem parte das Atléticas representam seus cursos em competições com atléticas de outras universidades. O Time PUC é uma “seleção” dos alunos da PUC-Rio que representam a Universidade em competições estaduais e nacionais, disputando com outras instituições de ensino superior. Posso citar por exemplo, o título de campeão brasileiro de FUT07, disputado em competição em Brasília, a tradicional competição PUCNAV entre a PUC e a Escola Naval, além do Campeonato Estadual Universitário e os Jogos Universitários Brasileiro (JUBs).

Os alunos que participam das competições podem ser beneficiados com a bolsa esporte que representa um desconto de até 30% no valor da mensalidade. Para entrar nas equipes, é avaliada a performance esportiva, mas também espírito de equipe, assiduidade, respeito aos colegas e também ter a consciência da responsabilidade de representar nosso brasão. As Atléticas têm autonomia em sua organização, mas estão sob a supervisão da Coordenação de Educação Física. Além de todos os benefícios que o esporte proporciona, aqueles que trabalham na organização podem vivenciar uma experiência importante, já que se faz necessário buscar patrocínio, organizar as finanças, planejar treinos e viagens. Trata-se de um verdadeiro estágio distribuído por várias áreas. Assim como há estudantes que organizam eventos internos. É um aprendizado que também conta com a nossa supervisão. Como educadores, estamos sempre atentos para orientar e corrigir rotas, se necessário.



A Vice-Reitoria também cuida das atividades esportivas oferecidas à comunidade PUC. Quem mais as utiliza?

Renato Callado:  Esporte é saúde, integração, pertença, enfim, traz qualidade de convivência. Através da Coordenação de Educação Física, oferecemos uma gama de atividades para as quais todos podem se inscrever, seja aluno, funcionário, professor ou terceirizado. É importante ressaltar que reservamos vagas aos alunos bolsistas que podem fazer a atividade sem custo. Entendemos a atividade física como ferramenta para o desenvolvimento e integração saudável da comunidade, sempre buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente. O educador físico, como um agente de saúde e formador de opinião, tem um papel importante na manutenção de hábitos saudáveis e na rotina da vida de seus alunos. Quando encontro ex-alunos que compreenderam a importância da atividade física a partir das vivências que tiveram na Universidade e continuaram a praticar em suas rotinas, entendo que atingimos nosso objetivo. Uma das atividades que exerci dentro da PUC, dando aulas de natação, me trouxe belos presentes. Explico: quando iniciava um semestre com algum aluno, professor ou funcionário que nunca tinha tido a oportunidade de fazer uma aula de natação, ou tinha medo, e que terminava o semestre sabendo nadar, dizendo que finalmente teve coragem de dar o mergulho na praia ou entrar com o filho na piscina, isso me trazia uma felicidade imensa. É uma lembrança e afeto que vou levar para o resto da vida.

A busca por projetos e parcerias tem como objetivo, entre outros, a melhoria do parque esportivo (Foto: Caio Matheus)


O Equilibrium é um projeto de promoção da vida e do bem-estar. Que ações estão sendo pensadas para ele?

Renato Callado: O Equilibrium surgiu, inicialmente, como um programa comunitário de promoção à vida e ao bem-estar, com a temática da atenção plena e promovendo o crescimento com o fortalecimento de recursos pessoais. O projeto tem como espaço central a psicologia positiva. Alcançando todos os segmentos da comunidade PUC-Rio, incluindo os terceirizados no campus, o Equilibrium cria instrumentos de intervenção e sensibilização, como calendários mensais e aplicativos disponibilizados em sua plataforma digital e conectados com o correspondente Instagram. O projeto apresenta calendários mensais com mensagens positivas, como a Semana de Felicidade da PUC-Rio, a Oficina da Excelência Humana, em parceria com a AFPUC, o Setembro Amarelo e, agora em novembro, o Atenção à Gentileza, quando haverá uma exposição com as histórias sobre gentileza ocorridas no campus. Alunos do Departamento de Psicologia, Direito e Biologia são parceiros desse projeto.

Mais Recentes
A missão de ouvir diferentes vozes
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores
As difíceis decisões de um Vice-Reitor
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores
Desafios de uma Universidade de excelência
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores