O que nos une
03/05/2017 18:37
Padre Francisco Ivern, S. J., vice-reitor PUC-Rio

Os princípios e valores de uma universidade de inspiração cristã e católica é o que nos une.

Na PUC-Rio, o que nos une não é simplesmente o fato de sermos professores, estudantes, funcionários ou antigos alunos de uma mesma instituição. Não nos une como corpo nem a profissão que agora temos ou pretendemos ter no futuro, nem mesmo a nossa religião. Embora a PUC-Rio seja uma universidade católica, a diversidade de crenças religiosas entre os que trabalham ou estudam na nossa universidade e entre os seus antigos alunos, é bem conhecida.

O que deveria nos unir como professores, estudantes, funcionários ou antigos alunos da PUC-Rio são os princípios e valores que como universidade de inspiração cristã e católica nos orgulhamos de ter, mas que muitos outros, sem serem católicos, nem cristãos, de algum modo também compartem. Para o cristão a fé exige amor e a primeira exigência do amor é a justiça: amor e justiça em primeiro lugar em relação àqueles e àquelas que hoje mais precisam desse amor e dessa justiça. Esses são princípios e valores que deveriam não apenas inspirar e marcar a nossa vida, o nosso trabalho e atividades na PUC como tal, mas também a  nossa vida fora da PUC: a nossa vida familiar e a nossa vida e atividades no mundo, no Brasil em que vivemos.

Como testemunham diariamente os meios de comunicação social, a falta de justiça e honestidade, a corrupção e a ambição que a provoca, infelizmente marcam muitos dos nossos empresários, políticos e governantes. Nesse contexto, é importante que uma instituição como a PUC-Rio, através dos membros que a compõem e dos seus antigos alunos, dê um exemplo dos princípios e valores, do sentido de justiça, de honestidade e respeito pelos outros que como instituição de inspiração católica e cristã deveriam caracterizá-la.

Mais Recentes
Entre a ação e a cooperação: a Associação dos Funcionários da PUC-Rio
Antônio Albuquerque e Eduardo Gonçalves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, abordam as mudanças na forma de organização dos funcionários das instituições de ensino superior após a Reforma Universitária, e refletem sobre a criação da AFPUC
A História é mestra da vida
O Conselheiro da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, Paulo Eugênio de Niemeyer, aborda a influência do passado na vida humana e os novos comportamentos nos ambientes sociais
Educar para a Justiça: um olhar sobre a Pedagogia Inaciana
A pedagogia inaciana é tema de artigo da professora Alessandra Cruz, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio