Cidades inteligentes, moradores saudáveis
01/04/2014 11:56
Mariana Sales e Norman Prange/Foto: Jorge Paulo

Alunos apresentam propostas para melhorar a Gávea

O bairro da Gávea, que reúne tanto espaços naturais quanto áreas residenciais
O Instituto Gênesis promoveu um workshop sobre Cidades Inteligentes com estudantes brasileiros e internacionais. No encerramento do curso, no dia 21 de março, os alunos apresentaram cinco propostas para melhorar a mobilidade, a inclusão social, o meio ambiente, a segurança pública e a governança na Gávea. O encontro contou com a participação dos estudantes de mestrado e doutorado e dos professores da Aalto University, da Finlândia, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da PUC-Rio.

Para o diretor do Instituto Gênesis, professor José Alberto Aranha, é importante despertar o interesse dos alunos e professores da PUC sobre Cidades Inteligentes. De acordo com ele, a Universidade tem um papel importante na transformação do bairro. Ele explica que a tecnologia e o conhecimento podem ser usados para beneficiar a vida dos moradores.

– A PUC, como universidade do bairro, passa a ser um local de referência para a prefeitura, os estados e outros países – pensa.

Engarrafamento: constante problema enfrentado por quem passa pela Gávea
Segundo a estudante de doutorado em Design Isabela Ferreira, que estuda intervenções e microplanejamento urbanos, a PUC pode oferecer inovação por meio de pesquisas. A aluna aponta que a Universidade deve propor ideias de mobilidade, como a implantação de trem elétrico na Rua Marquês de São Vicente, que ajudaria no trânsito e na diminuição do fluxo de carros. Isabela participou do grupo sobre inclusão social. Uma das ideias do grupo foi a transformação do Parque da Cidade em um horto urbano. Assim, moradores da comunidade poderiam cultivar, transportar e vender os produtos para terem uma renda. Além disso, eles poderiam consumir os produtos do horto. Para a estudante, a ideia do horto urbano é evitar o gasto de tempo, dinheiro e combustível não renovável no transporte.

– Você gasta menos petróleo e menos energia não renovável, e produz frutas e vegetais orgânicos. Também evita o uso de agrotóxicos, que é uma melhoria grande para a qualidade de vida.

Transporte para ligar o Baixo Gávea à Rocinha. Aplicativos para divulgação de eventos, horário atualizado do ônibus. Ponto de ônibus com tela de touch screen para que os moradores saibam onde estão ocorrendo atividades no bairro. Oportunidades econômicas para moradores da Rocinha. Tour ecológico. Instalação de câmeras de vigilância para aumentar a sensação de segurança no bairro, sobretudo à noite. Casa de bambu para eventos culturais, restaurantes, atividades esportivas e educacionais, cinema. Centro de conhecimento com espaços para ONGs e empresas. Revitalização do canal na Avenida Visconde de Albuquerque: criação de pontes, pontos de bicicleta e trilhas. Instalação de filtros naturais e implantação de árvores. Estação de espaço público com ponto de socorro, restaurantes e acessos aos ônibus e ao metrô. Quadras de esportes para que os moradores de comunidades também possam participar. Projeto de pintura na estação de metrô da Gávea para reunir grupos sociais do bairro. As pessoas podem votar online no melhor desenho, que será exposto no mural.

Algumas soluções propostas:

• Transporte para ligar o Baixo Gávea à Rocinha.

• Aplicativos para divulgação de eventos, horário atualizado do ônibus.

• Ponto de ônibus com tela de touch screen para que os moradores saibam onde estão ocorrendo atividades no bairro.

• Oportunidades econômicas para moradores da Rocinha.
• Tour ecológico.

• Instalação de câmeras de vigilância para aumentar a sensação de segurança no bairro, sobretudo à noite.

• Casa de bambu para eventos culturais, restaurantes, atividades esportivas e educacionais, cinema.

• Centro de conhecimento com espaços para ONGs e empresas.    

• Revitalização do canal na Avenida Visconde de Albuquerque: criação de pontes, pontos de bicicleta e trilhas. Instalação de filtros naturais e implantação de árvores.

• Estação de espaço público com ponto de socorro, restaurantes e acessos aos ônibus e ao metrô.

• Quadras de esportes para que os moradores de comunidades também possam participar.

• Projeto de pintura na estação de metrô da Gávea para reunir grupos sociais do bairro. As pessoas podem votar online no melhor desenho, que será exposto no mural.


Edição 279

Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país