Interação imagem e texto
11/07/2008 13:00
Gabriela Pacheco / Foto: Adélia Jeveaux

A relação imagem e texto alcança sua máxima interação em picturebooks, que não devem ser confundidos com livros com ilustração, explicou Maria Nikolajeva, da Stockholm University, em palestra nesta sexta-feira, 11, na Universidade.

Maria destacou a sinergia entre imagem e texto

 No lugar da competição entre imagem e texto, uma relação de sinergia é o conceito defendido pela russa Maria Nikolajeva, da Stockholm University, para compreender os picturebooks. Nesta sexta-feira, 11, Maria, que já ganhou o prêmio internacional The Brother Grimm, concedido a notórios pesquisadores de literatura infanto-juvenil, apresentou a palestra How picturebooks work, na Sala 1156-L.

 

A palestrante ressaltou que é necessário diferenciar livros com ilustrações de picturebooks. Nestes últimos, só se consegue entender o livro se o texto e a imagem funcionarem juntos. Análises sobre estes tipos de publicações são recentes e variam da perspectiva de críticos de artes a de especialistas em literatura infantil.

 

– A interação texto e imagem permite que se tornem complementos. A imagem nos dá uma idéia imediata, mas ainda precisamos do texto para nos afirmar o que estamos vendo. Até mesmo nos picturebooks sem palavras, o título já é uma indicação, explicou Maria.  

 

 

Plantão - Edição 202