O desafio mais urgente do próximo governo
29/10/2014 17:29
Andrea Ramal/ Presidente da AAA-PUC-Rio

Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

A crise na educação básica é dos problemas mais graves que o próximo governo irá enfrentar. Vamos direto ao ponto: milhões de crianças e jovens brasileiros não estão desenvolvendo, ao longo da vida escolar, as competências mínimas essenciais de leitura, interpretação de texto e raciocínio matemático.

Os estudantes avançam aos trancos e barrancos, mas o analfabetismo funcional e a defasagem idade-série perduram, assim como o despreparo para a vida profi ssional e cidadã. Exames internacionais como o Pisa, que comparam nossos estudantes com outros da mesma faixa etária, nos colocam na lanterna. É fl agrante nossa baixa competitividade no cenário global do futuro.

O crescimento e a sustentabilidade do país nas próximas décadas não dependem só das políticas sociais e econômicas; dependem de uma reforma inadiável no sistema educacional. A situação não admite ações pontuais nem improvisos.

Nesse cenário, há muitas medidas necessárias, e entre elas, duas são mais urgentes: a valorização do magistério e a profi ssionalização da gestão.

Convidamos a todos a ler o texto completo sobre isso no site da AaA PUC- -Rio: http://aaapucrio.com. br/o-desafio-do-proximo- -governo-vai-alem-do-ensino- em-tempo-integral-por- -andrea-ramal.

Mais Recentes
Entre a ação e a cooperação: a Associação dos Funcionários da PUC-Rio
Antônio Albuquerque e Eduardo Gonçalves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, abordam as mudanças na forma de organização dos funcionários das instituições de ensino superior após a Reforma Universitária, e refletem sobre a criação da AFPUC
A História é mestra da vida
O Conselheiro da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, Paulo Eugênio de Niemeyer, aborda a influência do passado na vida humana e os novos comportamentos nos ambientes sociais
Educar para a Justiça: um olhar sobre a Pedagogia Inaciana
A pedagogia inaciana é tema de artigo da professora Alessandra Cruz, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio