Prêmio Mongeral Imprensa discute o jornalismo atual
10/06/2008 17:55
Diogo Dias / Foto: Adélia Jeveaux

A influência das novas tecnlogias, o mercado de trabalho e o futuro da mídia foram discutidos na entrega do Prêmio Mongeral Imprensa, realizado no auditório do RDC. Durante o encontro, que contou com a presença do jornalista Ancelmo Góis, a Associação Brasileira de Imprensa foi homenageada.

Ancelmo Góis falou para a platéia de estudantes

 

Foi realizada hoje, no auditório do RDC, a entrega do segundo Prêmio Mongeral Imprensa. Durante a cerimônia, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi homenageada pelo seu centenário e o jornalista Ancelmo Góis, colunista do jornal O Globo, falou sobre a influência da tecnologia e o futuro da mídia.

           

A premiação foi dividida em cinco categorias: internet, revista, imprensa especializada, jornal regional e nacional. Participaram do concurso matérias relacionadas com seguros de vida e previdência social. “É um assunto que poucos querem pegar. É duro falar para alguém que ele vai receber menos no próximo mês”, afirmou Nice de Paula, vencedora na categoria internet. Segundo Helder Molina, Presidente da Mongeral, na próxima edição também haverá prêmios para estudantes de jornalismo.

           

Para o convidado Ancelmo Góis, as novas tecnologias não vão decretar o fim de veículos mais antigos. “Eu vejo um futuro com várias mídias e cada uma terá o seu espaço. O avanço de uma não significará o fim das outras”, afirmou. O mercado de trabalho também foi discutido no encontro. Para o jornalista, a tendência é que ele cresça cada vez mais.

 

– A possibilidade de emprego no jornalismo cresceu muito. Quando meu filho nasceu, há trinta anos, as rádios tocavam bolero, e hoje elas tocam notícia. Na TV, existiam somente três ou quatro canais, hoje existe uma infinidade. As bancas de jornais tinham um metro quadrado e hoje são enormes. Ainda teve o advento da internet, que abriu ainda mais o mercado, afirmou o jornalista.

 

Plantão - Edição 201