Canonização de Apóstolo do Brasil é celebrada
30/04/2014 17:52
Diego roman e Ericka Kellner/ Foto: Gabriela Doria

Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist, preside missa de Ação de Graças na Catedral Metropolitana do Rio

Cardeal ressalta a importância cultural de Anchieta para o Brasil

A canonizacao do beato Jose de Anchieta foi comemorada, no dia 2 de abril, em uma missa de Acao de Gracas na Catedral Metropolitana. O Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani Joao Tempesta, O.Cist, presidiu a celebracao que contou com o Reitor Padre Josafa de Siqueira, S.J., bispos auxiliares, seminaristas e fieis.

 No inicio da missa, Dom Orani relembrou a importancia de Anchieta para a historia brasileira e ressaltou a criatividade do beato na evangelizacao dos indigenas.

 – E impossivel reescrever a historia do Brasil sem Jose de Anchieta. A sua influencia na cultura, na educacao, e o dialogo com os indigenas e inegavel. Ele tinha um olhar diferente sobre os indios e conseguiu evangeliza-los com respeito. Soube como ninguem aproveitar o teatro, a musica e as tradicoes nativas para passar o conhecimento aos mais jovens – declarou.

Para o Reitor Padre Josafa, a canonizacao de Anchieta e o reconhecimento publico de uma pessoa que se doou de maneira gratuita ao Evangelho. Ele ainda assinalou o talento do missionario de unir povos pela diplomacia, algo raro atualmente.

 – Devemos sempre fazer como Anchieta: gestos pequenos, mas simbolicos. Ele tem importancia cultural, esta na base da literatura brasileira. Tambem mediava a paz nos conflitos indigenas. Esse tipo de diplomacia faz falta hoje em dia – afirmou.

Mais Recentes
Beleza a favor do ecossistema
Mercado de cosméticos veganos conquista consumidores que lutam contra a exploração animal
A voz que não pode ser calada
A liberdade de imprensa é considerada um direito social conquistado pelos profissionais da comunicação
Diplomacia na escola
Alunos da PUC participam da sexta edição MICC