Encontro de corais celebra parceria
21/05/2014 17:49

Em comemoração ao novo programa de Intercâmbio com a Universidade de Concórdia, no Canadá, a PUC-Rio recebeu o coral da faculdade canadense.

Em comemoração ao novo programa de Intercâmbio com a Universidade de Concórdia, no Canadá, a PUC-Rio recebeu o coral da faculdade canadense em um encontro, no dia 6 de maio. A ocasião também foi uma oportunidade para os integrantes do coral da PUC interagir com os membros do coral de Concórdia, que veio ao Brasil realizar uma turnê nas cidades de Porto Alegre, Lajeado, Santa Cruz do Sul, São Paulo, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.

 
O grupo visitante exibiu um repertório variado, composto por músicas seculares, sacras, além de uma peça brasileira. Já o coral da PUC apresentou um conjunto de obras mais regional, com músicas populares brasileiras.

 
A parceria entre a Universidade de Concórdia e a PUC-Rio surgiu há um ano e meio. Para o Vice-Coordenador da Central de Cooperação Internacional da PUC-Rio (CCCI), Ricardo Alencar, o convênio é importante para estreitar relações entre as duas instituições.


– O Canadá é um país com quem temos, academicamente, várias pontos em comum. A proposta do encontro é celebrar e tentar fazer com que se construa um entrosamento, que cada vez mais promova a interação dos alunos da PUC e de Concórdia.


Para o Cônsul Canadense Sanjeev Chowdhury, o intercâmbio entre Brasil e Canadá é a melhor forma da promoção da paz mundial.

 
– Desde a minha chegada ao Brasil, há pouco mais de dois anos, a primeira universidade que eu visitei no Rio foi a PUC. Aqui fui recebido muito calorosamente. Tenho sempre um lugar no meu coração para a PUC. Eu estou sempre pronto para apoiar essa Universidade que é nota 10.


A experiência de encontrar alunos do coral de Concórdia estimulou na estudante de Design, Sofia Quadros, o desejo de se inscrever no programa de intercâmbio com o Canadá. Sofia, que faz parte do Coral da PUC, disse ter adorado o jeito descontraído dos alunos de Concórdia.

 
– Foi maravilhoso cantar para eles. Eu nunca fui tão aplaudida. Eles são muito simpáticos e afinados. As músicas deles são lindas. Em uma das canções me arrepiei inteira. Eu inclusive falei com a regente do coral de Concórdia que a gente quer ir ao Canadá cantar com eles. Acho que seria muito legal conhecer a cidade, a Universidade e as pessoas, porque haverá o contato com a cultura de outros países.

 
David Lyons, estudante da Universidade de Concórdia, agradeceu a recepção do povo brasileiro.


– O público foi muito amável, sincero e receptivo com a nossa música. Nunca tivemos uma audiência tão calorosa. Eu gostaria de agradecer ao povo brasileiro por nos ter recebido com tanto amor. Nós só pensamos e voltar rápido a visitá-los.

Mais Recentes
Beleza a favor do ecossistema
Mercado de cosméticos veganos conquista consumidores que lutam contra a exploração animal
A voz que não pode ser calada
A liberdade de imprensa é considerada um direito social conquistado pelos profissionais da comunicação
Diplomacia na escola
Alunos da PUC participam da sexta edição MICC