Um convite à leitura
13/08/2014 19:29
Letícia Gasparini / Foto: Weiler Filho

O projeto Ponto por Ponto convida os visitantes da XVII Mostra PUC a participar de atividades culturais com a leitura como ponto de partida

Os visitantes da XVII Mostra PUC são convidados a participar de atividades que têm a leitura como um momento de partida. A ideia, uma das novidades deste ano na Mostra PUC, é levar aos participantes diversas práticas de leitura nas perspectivas da música, poesia, do teatro, conto, corpo, imaginário, mito e dos sentidos. Assim, o projeto Ponto por Ponto, organizado pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura - IILER /Cátedra UNESCO de Leitura, promove ações todos os dias na feira, das 11h às 13h e das 15h às 17h.

Uma das atrações do projeto é a Trupe dos Atores. Eles passeiam pela Universidade com um carrinho de mão, no qual transportam diversas fantasias. Eles se caracterizam com as roupas e encenam situações do cotidiano em diferentes pontos do campus. Em alguns momentos, eles interagem com o público cantando, dançando e até vestindo as pessoas com parte das fantasias.

Surpresa com a aproximação dos atores, a aluna do Departamento de Serviço Social Helena Gomes disse que não conhecia o projeto e, ao ser abordada, ficou um pouco intimidada. Mas, ao mesmo, achou instigante.

- A cultura é uma riqueza. O teatro, a música, a leitura, esta mistura abre a cabeça das pessoas – comentou.

Funcionário da Cátedra e estudante do Departamento de Letras, Maurício Fernandes é um dos coordenadores do projeto e conta que o objetivo é fazer com que o público olhe para dentro e fora de si pela arte de ler.

– Projetos como este tentam dar às pessoas a possibilidade de que se reencontrem no seu crescimento intelectual. Elas são a mola propulsora fundamental para compreender o universo ao redor. Ler abre a oportunidade de ir além de onde se está e faz também com que a pessoa se perceba sujeito da própria história – assinalou.

Aluna do 8º ano do Colégio Jorge Justen, Larissa Mesquita, 14 anos, já visitou a feira em outros anos. Mas, desta vez, também resolveu participar do projeto Ponto por Ponto e ficou entusiasmada com a experiência.

– É interessante a interação com o público e também com a divulgação do projeto, que trabalha com música, poesia, teatro, literatura, entre outros. Estou gostando muito de participar dessa forma.

Mais Recentes
A missão de ouvir diferentes vozes
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores
As difíceis decisões de um Vice-Reitor
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores
Desafios de uma Universidade de excelência
Série Especial: Entrevista com os Vice-Reitores