Uma reflexão ibero-americana
26/08/2014 17:09
Alessandra Monnerat / Foto: JP Araújo

Internacionalização e inovação tecnológica são temas-chave nos debates

O reitor da PuC-rio, padre Josafá Carlos de siqueira, s.J., coordernou, no segundo dia, mesa de debates sobre sustentabilidade social e ambienta
Mais de 1.100 reitores, representando mais de 10 milhões de estudantes de 33 países, discutindo temas elaborados por 100 mil universitários. Números como esses fizeram do III Encontro Internacional de Reitores, realizado nos dias 28 e 29 de julho, no Riocentro, em Jacarepaguá, uma das maiores reuniões de líderes universitários do mundo.

Organizado pela Universia, rede de universidades do Banco Santander, com o tema A Universidade do Século XXI – uma reflexão a partir da Ibero-América, o encontro teve como objetivo debater questões como a internacionalização e a inovação tecnológica. Na mesa de abertura estavam reitores de quatro das melhores universidades do mundo: Yale, dos Estados Unidos, Oxford University, do Reino Unido, National University of Singapore, de Singapura, e a Universidade de Heidelberg, da Alemanha.

O reitor Bernhard Eitel, da Universidade de Heidelberg, apontou a importância de uma universidade cosmopolita. Ele afirmou que a instituição alemã, com mais de 600 anos de história, se mantém atual porque tem foco na pesquisa independente e na internacionalização.

– Por muitos anos, a Europa quis unir as mentes mais brilhantes do mundo. Mas hoje temos novas noções de internacionalidade. Reconhecemos a necessidade de pertencimento a uma universidade global. Problemas globais não podem ser resolvidos individualmente por uma universidade. Não podemos perder de vista a imagem mais ampla. – afirmou.

Iniciativas de intercâmbio como o Erasmus, o Ciência sem Fronteiras, o Programa de Mobilidade Santander e outras parcerias de cooperação internacional foram discutidas nas 31 reuniões paralelas que ocorreram nos dois dias de encontro. Coordenador da Central de Internacionalização da PUC-Rio, o professor Danilo Marcondes declarou que o encontro foi importante para a troca de experiências entre as instituições.

– A PUC tem uma marca muito forte de internacionalização. Foi interessante ver as experiências das outras universidades, as grandes questões desde o financiamento até o plano da língua. Vemos como esses problemas que nós enfrentamos são compartilhados por outras instituições – disse.

A pesquisa e a inovação tecnológica foram outros eixos discutidos pelos reitores. Um compromisso já assumido pela Universia, que lançou durante o encontro a plataforma MiriadaX, em parceria com a Telefónica, um MOOC (Curso On-line Aberto e Massivo, em inglês), apresentado como a maior rede de universidades de língua espanhola e portuguesa.

No discurso de encerramento do Encontro de Reitores, o presidente do Banco Santander, Emilio Botín, anunciou o investimento de 700 milhões de euros para apoiar projetos universitários, dos quais 60% serão destinados à pesquisa, à inovação e à implantação de novas tecnologias.

– Internet e tecnologia da informação e comunicação estão causando grandes mudanças no ambiente educacional e de pesquisa atual. A tecnologia tem um papel cada vez mais proeminente nos métodos de ensino e aprendizagem, mas também sobre a forma de vincular o aluno para a Universidade e para gerir as instituições – declarou.

Mais Recentes
Beleza a favor do ecossistema
Mercado de cosméticos veganos conquista consumidores que lutam contra a exploração animal
A voz que não pode ser calada
A liberdade de imprensa é considerada um direito social conquistado pelos profissionais da comunicação
Diplomacia na escola
Alunos da PUC participam da sexta edição MICC