Praias cariocas sem higiene
12/03/2014 19:31
Arthur Macedo / Foto: Gabriela Garrido

Aluna de Graduação descobre presença de urina nas águas


Uma pesquisa realizada pela aluna Isabella Carloni, do Departamento de Química, aponta que a água dos chuveirinhos instalados em praias da Zona Sul está contaminada por urina. Sob a orientação dos professores José Marcus Godoy e Daniela Soluri, Isabella examinou, por mais de um ano, as águas de 26 chuveirinhos espalhados por praias famosas da cidade, como Copacabana, Ipanema e Leblon.

A ideia para a pesquisa surgiu a partir de uma reportagem publicada pelo jornal O Globo que denunciava uma alta contaminação por esgoto nos chuveirinhos. Todo o material coletado nas praias foi trazido para os laboratórios da PUC a fim de examinar as substâncias químicas da água. O fosfato, nitrato e a amônia, elementos presentes na urina, foram encontrados em quantidades variadas, mas o suficiente para comprovar a contaminação.

Segundo Godoy, o período de estiagem vivido pela cidade, principalmente nos meses de dezembro e janeiro, contribuiu para os resultados da pesquisa. O professor explicou que a água dos chuveirinhos é puxada do lençol freático, e a ausência de águas das chuvas no lençol permitiu melhor precisão nos resultados.

– Sabemos que as pessoas urinam nos chuveirinhos, é algo que o senso comum conhece. A pesquisa serve para mostrar, justamente, essa realidade – contou.

Apesar de não trazer riscos diretos à saúde, ninguém vai querer se banhar em águas contaminadas. Godoy disse que a solução para a falta de higiene das pessoas é a conscientização. Além disso, a cloração das águas utilizadas nos chuveirinhos e a criação de mais banheiros nas orlas ajudariam a diminuir o problema.

– Quem vai à praia prefere urinar nos chuveiros do que andar 200 metros até o banheiro de um dos postos e ainda enfrentar fila – pensa.

A pesquisa Monitoramento da qualidade das águas de chuveirinho das praias de Ipanema e do Leblon foi o projeto de iniciação científica de Isabella. O professor acredita que o tema abordado pelos estudos tem condições de render futuras análises, e tornar-se pesquisa de mestrado e doutorado.

Mais Recentes
Beleza a favor do ecossistema
Mercado de cosméticos veganos conquista consumidores que lutam contra a exploração animal
A voz que não pode ser calada
A liberdade de imprensa é considerada um direito social conquistado pelos profissionais da comunicação
Diplomacia na escola
Alunos da PUC participam da sexta edição MICC