Aluno em busca de um sonho
11/05/2015 16:54
Julia Pimentel / Foto: Pedro Myguel

O sonho de fazer uma pós-graduação no exterior motivou André Vechi, de 30 anos, a correr atrás do objetivo sozinho. Ex-aluno do Núcleo de Estudos e Ação sob o Menor da PUC-Rio (Neam), Vechi é formado em Administração pela Universidade e obteve bolsa integral para as universidades do Texas e de Missouri, nos EUA.

O sonho de fazer uma pós-graduação no exterior motivou André Vechi, de 30 anos, a correr atrás do objetivo sozinho. Ex-aluno do Núcleo de Estudos e Ação sob o Menor da PUC-Rio (Neam), Vechi é formado em Administração pela Universidade e obteve bolsa integral para as universidades do Texas e de Missouri, nos EUA. Ele buscou informações, fez provas, planejou a viagem por conta própria e, agora, analisa as duas opções para decidir onde vai estudar, a partir de agosto, pelos próximos cinco anos.

A relação do jovem com a PUC começou nos anos 1990, quando ele fez a primeira comunhão na igreja da Universidade. Pouco tempo depois, entrou para o Neam e começou a trabalhar no Departamento de Química. Em 2007, iniciou a graduação em Engenharia Química, mas depois de três períodos, mudou para Administração. Durante o curso, Vechi fez intercâmbio por um ano no Texas com bolsa da Capes. A partir dessa experiência, ele buscou uma nova oportunidade para fazer a pós-graduação no exterior.

– Para quem quer fazer intercâmbio, a CCCI disponibiliza depoimentos de alunos que viajaram contando como foi morar e estudar lá fora.

Formado em Administração, André Vechi diz quais os caminhos para conseguir bolsas de estudo no exterior

Segundo Vechi, as provas obrigatórias – o Toefel e o Gmat – que medem o nível do inglês são as que mais eliminam candidatos. Para se preparar para essa etapa, o ex-aluno foi à Fundação Fulbright, no Edifício Leonel Franca, e buscou material de estudo para o Toefel. Já para o Gmat, ele recomenda vídeos gratuitos que são veiculados no Youtube.

A estratégia que Vechi adotou para competir com um número menor de concorrentes foi se inscrever em processos de universidades que estavam entre as 20ª e 80ª posições da US News, uma multiplataforma para publicação de notícias e informações da internet, cujo endereço é www.usnews.com.

Outra exigência para a inscrição é a carta de recomendação de professores. Vechi acredita que o diferencial foi a carta enviada por docentes da universidade, no Texas, em que fez o intercâmbio.

– Cartas genéricas são mal vistas. Quando você não é específico no pedido da bolsa, parece que você está atirando para todos os lados – explica.

Para aqueles que desejam buscar uma oportunidade em instituições fora dos EUA, Vechi sugere a Holanda, pois, nesse caso, os brasileiros só precisam disputar vaga com estudantes do Brasil.

Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país