Intercâmbio docente no Pibid
18/05/2015 17:02
Aline Ripoli / Foto: Pedro Myguel

O Pibid/PUC-Rio, selecionado pelo MEC para participar do Programa Rede Mercosul de Mobilidade de Docentes, recebeu a visita do professor uruguaio Aurel Cardozo Sosa.

Professor Aurel Cardozo Sosa durante o I Colóquio Pibid

Com o objetivo de promover troca de experiências entre educadores, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pibid/PUC-Rio, selecionado pelo MEC para participar do Programa Rede Mercosul de Mobilidade de Docentes, recebeu a visita do professor uruguaio Aurel Cardozo Sosa, do Consejo de Formación en Educación. Entre os dias 11 e 15 de maio, Sosa participou de colóquio na Universidade, visitou escolas parceiras do programa e institutos culturais.

O intercâmbio docente teve início com a visita ao Uruguai da Coordenadora do Subprojeto de Letras (Português) do Pibid/PUC-Rio, professora Beatriz de Castro Barreto, em novembro de 2014. Por uma semana, a educadora conheceu as instituições do Conselho de Educação Inicial e Primária (CEIP) e as do Conselho de Educação Secundária.

Durante o colóquio, Sosa compartilhou sua experiência como docente no Uruguai para os licenciandos que participaram do encontro. Para ele, há os que optam pela carreira de educador por vocação, mas, ressaltou, existe uma parcela que considera a profissão apenas como mais uma opção de trabalho.

- Eu acredito que os docentes que trabalham como docentes o fazem porque realmente sentem uma necessidade de ser docente. Isso geralmente faz com que, em um país onde existam muito poucas pessoas, como o Uruguai, há também muito poucos docentes que trabalham por vocação, alguns trabalham como uma possibilidade a mais de trabalho.

Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país