O Dia do Professor
01/10/2021 18:58
Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J

Reitor da PUC-Rio faz homenagem ao corpo docente da Universidade e agradece a todos pela dedicação

Prezados professores, amigos e amigas privilegiados pelo talento dado em suscitar as potencialidades existentes no ser humano. Ao celebrarmos o Dia do Professor, mais uma vez pela via remota, não podemos deixar de expressar nossa profunda gratidão a todos vocês que escolheram essa difícil e prazerosa missão, gastando horas e dias estudando, preparando aulas, transmitindo saberes, publicando artigos e livros, e aprendendo a lidar com as novas ferramentas tecnológicas que estão ao nosso alcance.

Mesmo sabendo que ensinar de maneira virtual não tem o mesmo sabor da dimensão presencial com os nossos alunos em sala de aula, nunca deixamos de assumir esta nobre tarefa, com a qual ensinamos e somos ensinados. Ainda que distantes presencialmente, a nossa comunicação continua permanente com os alunos que desejam e esperam receber de nós conteúdos, experiências e sabedoria de vida. Hoje, diferente de outras épocas, quando éramos simplesmente transmissores de saberes científicos, temos outras atribuições, a saber: ajudar a interpretar e corrigir as informações e conteúdos disponíveis eletronicamente, e testemunhar a nossa experiência na vivência daquilo que ensinamos.

       Enfrentando os desafios impostos pelas circunstâncias, superando a falta da valorização de nossa profissão, convivendo com a crise de racionalidade do contexto atual em que vivemos, nós professores continuamos resilientes e perseverantes, conscientes que a nossa missão é educar, aprender e formar os nossos estudantes. Vale a pena dedicarmos horas e dias de nossas vidas, no exercício daquilo que sabemos fazer de melhor, mesmo com as incompreensões familiares e institucionais. Como o exemplo dos grandes educadores na história brasileira, não podemos abrir mão desta insigne profissão, acreditando que os valores que ensinamos e testemunhamos são fundamentais para a formação dos jovens.

Que nestes tempos difíceis em que vivemos, possamos conservar acesa a chama de educadores que fumega dentro de cada um de nós, mantendo a esperança de dias melhores. A PUC-Rio tem o orgulho de poder contar com excelentes professores, tanto os doutores pelas ciências, como os mestres na sabedora de vida. Desejamos a todos e todas um feliz dia do professor, pedindo ao Bom Deus que os protejam e os iluminem.                                         

Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. – Reitor da PUC-Rio       

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil