Olhos e ouvidos atentos aos problemas dos oceanos
06/09/2013 10:30
Ana Costa, Davi Barros e Felipe Marques

Uso sustentável dos mares é tema de acordo entre instituições

Preocupados com o uso sustentável dos recursos oceânicos, a PUC-Rio e o Plymouth Marine Laboratory (PML), da Inglaterra, firmaram uma parceria para o desenvolvimento de estudos relacionados ao futuro dos mares. Nos dia 19 de agosto, professores da Universidade, pesquisadores e oceanógrafos apresentaram trabalhos e promoveram discussões sobre os oceanos. No dia 20, Stephen de Mora e James Readman, representantes da PML, e o Vice-Reitor da Universidade, padre Francisco Ivern Simó, S.J., assinaram o documento de compromisso.

Apesar de não haver na PUC-Rio um setor específico dedicado às ciências do mar, o Departamento de Química mantém uma tradição de mais de 30 anos de estudos relacionados ao ambiente marinho e é a instituição que mais produz trabalhos científicos no assunto. A diretora do Departamento de Química, professora Angela Wagener, acredita que o convênio com o instituto inglês vai abrir novos horizontes e melhorar a qualidade do que está sendo desenvolvido na Universidade.

– A colaboração exterior somada a condições tecnológicas mais avançadas nos permitirá dar um pulo de qualidade nesses setores – afirmou Angela.

A importância da preservação dos oceanos e mares, assunto central nos debates e trabalhos dos pesquisadores, está estritamente ligada à sobrevivência da vida humana, uma vez que a maior parte da produção de oxigênio do planeta vem das algas marinhas. Além disso, a maioria esmagadora da biosfera vive nas águas e, para Stephen, as pessoas não estão cuidando de maneira adequada desses ecossistemas que as mantêm vivas.

– A maior parte do ar que respiramos vem dos oceanos. Em termos de biodiversidade, a maior parte está localizada nos oceanos. Logo, sua relevância é evidente, mas não temos cuidado muito bem dele – explica Stephen que, além de oceanógrafo, é professor da PML.

Edição 273

Mais Recentes
Beleza a favor do ecossistema
Mercado de cosméticos veganos conquista consumidores que lutam contra a exploração animal
A voz que não pode ser calada
A liberdade de imprensa é considerada um direito social conquistado pelos profissionais da comunicação
Diplomacia na escola
Alunos da PUC participam da sexta edição MICC