Tecnologia em favor da manutenção da cidade
04/10/2013 11:27
Hugo Pernet/Foto: Flavia Espíndola

Concurso de maratona hacker premia três alunos de Engenharia da Computação na categoria criatividade

Os alunos Gabriel Bastos, Raphael Alvarenga e João Pedro Pinheiro
Três alunos de Engenharia da Computação da PUC-Rio venceram a maratona hacker de programadores Hackathon 1746, na categoria Inovação Tecnológica e Criatividade, organizada pela Prefeitura do Rio, em 31 de agosto e 1º de setembro. Com o objetivo de solucionar problemas urbanos, os alunos Raphael Alvarenga, Gabriel Bastos e João Pedro Pinheiro desenvolveram um programa de monitoramento instantâneo de iluminação pública.

A equipe EXCSI ficou enclausurada durante 28 horas com 78 jovens, em 25 grupos, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Como prêmio, o grupo vencedor recebeu R$ 5 mil e ingressos para o Rock in Rio. Para a concretização do projeto, a Rio Luz estipulou 30 dias após o Hackathon para se reunir com os estudantes.

No primeiro instante da competição, os três participantes desenvolveram um sensor de LDR, que permitiu a captação de luminosidade, monitorada por um chip. A partir de um microcontrolador, os estudantes estipularam o grau de luz adequado para distinguir um poste ativo de um inativo. Depois, os três participantes usaram o dashboard, painel de indicadores que aponta o número de reparos necessários em cada bairro. Alvarenga afirma que o aplicativo pode facilitar a comunicação entre as equipes da Rio Luz.

– A Rio Luz diz que tem gastos desnecessários com manutenção. Às vezes, dois postes em ruas próximas precisam de reparo. Sem saber, são enviadas duas equipes para realizar os serviços, o que causa reflexos negativos no trânsito.

Edição 274

Mais Recentes
Beleza a favor do ecossistema
Mercado de cosméticos veganos conquista consumidores que lutam contra a exploração animal
A voz que não pode ser calada
A liberdade de imprensa é considerada um direito social conquistado pelos profissionais da comunicação
Diplomacia na escola
Alunos da PUC participam da sexta edição MICC