Clima descontraído em posse
07/04/2015 15:15
Pedro Malan/ Foto: Matheus Salgado

Cientista político diz que financiadora é única porque agrega programas

Ministro Aldo Rebelo (esquerda) estevena Firjan para a cerimônia de posse de Luis Manuel Fernandes (direita)

O cientista político Luis Manuel Rebelo Fernandes, professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI), da PUC-Rio, tomou posse como o novo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no dia 23 de março. A cerimônia foi na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro do Rio. Luis Fernandes, que já ocupara a presidência da instituição entre 2007 e 2011, sucede o sociólogo Glauco Arbix. Estiveram presentes na posse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Luis Fernandes, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, quebrou o protocolo ao brincar, no discurso, com a derrota do time para o rival Flamengo. Embalados pela presença no auditório do presidente do Vasco, Eurico Miranda, o prefeito Eduardo Paes e o ministro Aldo Rebelo também citaram o clube carioca nos respectivos discursos, descontraindo o ambiente.

O novo presidente destacou que está otimista para vencer os desafios e seguir a missão da Finep. Segundo ele, a agência financiadora é única porque consegue agregar e integrar instrumentos e programas em todas as cadeias, desde a infraestrutura de pesquisa básica nas universidades até iniciativas de apoio a empresas inovadoras.

– Não vislumbrava voltar à Finep depois da minha primeira gestão. Achei que meu ciclo tinha se encerrado. Hoje me sinto como um filho que retorna à casa. Estou muito emocionado e muito feliz de estar aqui, com tantas pessoas queridas neste auditório – afirmou.

Entre os desafios destacados por Luis Fernandes estão concluir o processo de reconhecimento da Finep como instituição financeira pelo Banco Central, consolidar e ampliar o patamar de operações de crédito alcançado com o PSI Inovação, e recompor o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

– Precisamos recuperar a capacidade de viabilizar instrumentos que permitam ter uma atuação ampla, que atinja tanto a cadeia de geração de conhecimento, como a de inovação.

Ele propôs ainda a criação de um conselho composto por todos os ex-presidentes da Finep. O objetivo será a troca de experiências e ideias para ajudar a agência a trilhar melhores caminhos no futuro. O nome sugerido para o conselho foi José Pelúcio Ferreira, primeiro presidente da história da empresa.

Nascido em 1958, Luis Manuel Fernandes é graduado em Relações Internacionais pela Georgetown University, mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Professor do IRI e professor-adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luis Manuel exerceu as funções de Secretário Executivo do Ministério do Esporte (2012 a 2015) e Coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014 (Gecopa), Presidente da Finep (2007 a 2011), Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (2004 a 2007) e Diretor Científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) (1999 a 2002).

Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país